COMUNICAÇÃO

Primeira contemplada pela Defensoria Pública no programa de titulação do FAJ se tornará Mestra

05/03/2018 11:10 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

A obtenção do título de Mestra acontecerá após revisão e depósito do texto final que acolhe as sugestões da Banca Avaliadora

O programa de fomento à titulação dos membros da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, criado em 2015 pelo Fundo de Assistência Jurídica – FAJ, teve a primeira contemplada. A defensora pública Maria Carmen Novaes defendeu a sua dissertação, com aprovação. A defesa é o penúltimo passo para obtenção da titulação de Mestra que acontecerá após revisão e depósito do texto final que acolhe as sugestões da Banca Avaliadora.

“É interessante como a combinação de caminhar na busca do conhecimento e o cansaço desta mesma estrada trazem uma alegria ímpar, de estar testando a si próprio e conhecendo-se vencedora; poder descobrir a habilidade de apreender, compreender e analisar as informações alcança a satisfação de tornar-se uma profissional melhor, com uma atuação ampliada pela multidisciplinariedade e pela razão mais aprimorada e, acima de tudo, com disposição para partilhar e difundir o conhecimento”, disse a defensora pública Maria Carmen Novaes.

A defensora pública que cursou a pós-graduação em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL apresentou o tema Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade: um estudo sobre a execução da medida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia no Município de Salvador.

Maria Carmen ainda considerou essencial a continuação do programa de investimento da Defensoria Pública da Bahia para o aprimoramento dos seus membros, o que de acordo com ela resulta na qualificação dos serviços e garante aos destinatários o acesso à Justiça de forma integral.

A Banca Avaliadora foi composta por Dra. Maria de Fátima Pessôa Lepikson (orientadora)  –  PPG Políticas Sociais e Cidadania / UCSAL; Dra. Heleni Duarte de Ávila – Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e
Dra. Kátia Siqueira de Freitas  –  PPG Políticas Sociais e Cidadania / UCSAL.