COMUNICAÇÃO

Proteção de crianças e adolescentes em grandes eventos é debatida na Defensoria Pública

21/07/2017 11:56 | Por Alessandra Lori - Estagiária

Evento visa articular entidades para criação de Comitê Estadual de Proteção Integral

 

Com a finalidade de fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra criança e adolescente no Estado, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou na tarde desta quinta, 20, da reunião do Comitê Local de Proteção à Criança e ao Adolescente, para a criação do Comitê Estadual de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente nos Grandes Eventos. O Comitê Integral de Proteção Local a Criança e ao Adolescente será efetivado com a assinatura do termo de adesão aberto a todos os órgãos públicos e organizações da sociedade civil de âmbito Estadual que tenha interesse em atuar em ações integradas na promoção proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

 

A ideia é articular a criação de comitês locais que garantam a capacidade operacional de atendimento durante um grande evento, buscando minimizar as situações de vulnerabilidade e risco a que menores ficam expostos. Isso acontecerá através da implantação da metodologia consolidada pelo Governo Federal durante a realização dos megaeventos (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas e Carnaval) para o enfrentamento das violações de direitos humanos, especialmente da população infanto-juvenil.

 

Segundo a subcoordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da DPE/BA, Gisele Aguiar Argolo, é importante assegurar as conquistas obtidas até o momento com o Comitê Local. “O planejamento Estratégico, é necessário para definirmos as atribuições e os limites de cada entidade, buscando assegurar tudo que a gente já conseguiu com Comitê Local de Proteção à Criança e ao Adolescente, já que este vai ganhar um campo de atuação bem maior”, observou a defensora pública.