COMUNICAÇÃO

Questões de gênero e violência serão discutidas em projeto que a DPE/BA levará para escolas públicas

10/10/2017 11:45 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

O projeto “Discutindo de todos os jeitos: Violência contra as Mulheres é assunto para ontem!” iniciará nesta quarta-feira em Dom Avelar

Com o objetivo de trabalhar as questões de gênero e violência com adolescentes de escolas públicas de Salvador, com foco específico em violência contra as mulheres, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através do Núcleo Especializado na Defesa da Mulher – NUDEM, dará início nesta quarta-feira, 11, ao projeto Discutindo de todos os jeitos: Violência contra as Mulheres é assunto para ontem!.

O primeiro encontro será realizado na Escola Estadual Conselheiro Vicente Pacheco de Oliveira, situada na Rua das Paulinas S/N – Fim de Linha – Zona Urbana – Dom Avelar. “Dentro de uma cultura na qual os ideais de masculinidade e feminilidade estão atravessados pela violência que se dá nas relações de poder entre os gêneros, é necessário que através da educação ampliemos as reflexões sobre violência contra as mulheres, buscando preveni-la”, disse a defensora pública Viviane Luchini, que atua no NUDEM.

Ainda de acordo com Viviane Luchini, o objetivo é que através de diálogos com jovens sejam construídas relações mais saudáveis, refletindo sobre a violência na construção da masculinidade hegemônica e das relações afetivas entre jovens, tipos de assédio e reprodução do sexismo.

Serão usados como materiais de apoio: filmes de curta-metragem que abordem o tema, dados da violência, jogos de palavras cruzadas e caça palavras, além da realização de oficinas de zines e cartazes a fim de explorar a autoexpressão de adolescentes sobre o tema. O resultado das atividades poderá ser compartilhado com toda a Escola através de exposição, sarau ou outro formato de atividade que esteja mais adequado ao perfil da turma e aos interesses da comunidade escolar.