COMUNICAÇÃO

Relatório de atividades da Escola Superior aponta aumento significativo em 2017

20/12/2017 13:11 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686 Texto e Tiago Lima Júnior Fotos

O uso de videoconferência aumentou o alcance da Escola Superior chegando a todas as Regionais onde a Defensoria Pública está presente

Divulgado esta semana, o relatório de atividades da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep mostrou aumento significativo em relação aos últimos dois anos. Em relação a 2015, o público participante, interno e externo cresceu de 4.860 para 5.973. Já os cursos subiram de 72 para 112, observando-se o mesmo período.

A diretora da Esdep, Firmiane Venâncio, atribuiu o êxito do crescimento apontado no relatório à equipe de servidores: “Tenho que reconhecer que a capacidade de trabalho da equipe de servidores da Escola Superior é fantástica, o trabalho de interação com os defensores e servidores… porque as sugestões dos cursos muitas vezes partem deles, que nos solicitam e nós fazemos a devolutiva, então acho que sai todo mundo ganhando”.

Firmiane Venâncio destacou também como ponto relevante para o crescimento do alcance da Esdep a ferramenta da videoconferência, porque assim o acesso à informação é democratizado chegando ao servidor, defensor e estagiário em qualquer lugar do estado.

Para 2018 a intenção é buscar ampliar ainda mais o alcance dos cursos. “Temos a proposta de levar o curso de defensoras populares para Lauro de Freitas, e nós vamos buscar interiorizar alguns projetos, fomentando também a iniciativa dos colegas, não só da capital mas também do interior, que têm trazido propostas muito interessantes como o Projeto Sexta Jurídica em Vitória da Conquista, os cursos que estão sendo oferecidos no interior em parceria com o IBDFAM e IBCCRIM, aumentando a capacitação tanto do público interno, como do público externo, dando cumprimento a nossa proposta de educação em direitos para o público da Defensoria”, finalizou a diretora da Esdep.