COMUNICAÇÃO

SALVADOR – Defensoria constata situação precária em carceragem de Salvador

10/08/2017 16:26 | Por Elaine Lima - estagiária com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339

A carceragem tem superlotação e problemas estruturais

 

Superlotação, problemas estruturais, total ausência de iluminação, além de inexistência de sistema de monitoramento de câmeras, foram alguns dos problemas identificados na inspeção da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e do Ministério Público da Bahia – MPBA realizada no interior da carceragem do Fórum Criminal, no bairro de Sussuarana. A participação da Defensoria Pública se deu através do defensor público Alan Roque Souza.

Na ocasião, também foi discutido o incidente ocorrido com um custodiado, que acabou se acidentando enquanto fazia suas necessidades fisiológicas.  Ele perdeu o equilíbrio por estar algemado, e bateu o rosto em uma pilar dentro da cela, o que gerou um corte no lado esquerdo da testa. Logo após o incidente, o preso teve imediata transferência para posto médico e encontra-se bem. Pelos policiais foram feitos relatos informais de que ocorrem incidentes envolvendo presos ligados a facções criminosas rivais.

No final da inspeção foram enviados ofícios junto a órgãos públicos, para a adoção de medidas que se fizerem necessárias para preservação da integridade física e moral dos custodiados na carceragem do fórum, enquanto aguardam audiência e dos policiais militares e agentes de presidio que circulam diuturnamente naquela área sensível de segurança.