COMUNICAÇÃO

SERRINHA – Atuação extrajudicial da Defensoria Pública garante energia elétrica a moradores do povoado Cajueiro Grande

22/08/2017 11:29 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA 3686

População do povoado estava sem energia elétrica há 15 anos

“Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”, dizia Otávio Mangabeira. Em pleno século XXI, representantes do povoado de Cajueiro Grande, no município de Serrinha, procuraram a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA com o objetivo de resolverem uma situação que perdura há 15 anos: a falta de energia elétrica.

A DPE/BA deu início à tentativa de resolução do problema extrajudicialmente, com a expedição de ofícios à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, sendo que, em maio deste ano, ainda não havia sido apresentada solução. Diante da situação, a Defensoria Pública instaurou o Procedimento de Apuração de Dano Coletivo – PADAC, a fim de ver solucionada a questão.

Em junho, a Instituição foi informada que seria providenciado o fornecimento de energia elétrica aos moradores do povoado, mas o fato que não se concretizou. Diante da omissão no referido mês, as atividades foram intensificadas, e, neste mês, foram instalados os postes que passaram a fornecer energia elétrica aos moradores.

De acordo com a defensora pública Andreza Priscila Pereira, a intervenção da DPE/BA fez toda a diferença. “Os moradores pleiteavam há mais de 15 anos junto à prefeitura e à Coelba pela prestação de serviço. É levar a dignidade pra todos os lugares”.