COMUNICAÇÃO

Site da Defensoria Pública da Bahia disponibiliza recursos de acessibilidade

11/05/2018 11:28 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

Instituição vem ao longo dos anos tornando seu espaço cada vez mais acessível

Tornar um site acessível, é fazer com que todas as pessoas, sem nenhum tipo de exclusão, tenham acesso às informações contidas nele, sem barreiras que impeçam a sua navegação ou a leitura de um determinado conteúdo. Essa acessibilidade contribui para a democratização do acesso à informação, aproximando o cidadão do conteúdo de que ele precisa. E é por essa razão que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA iniciou a implantação de recursos especiais para o site da Instituição.

“O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação”, explicou o coordenador de modernização e informática da DPE/BA, Thales Almeida. Todas as funções da página disponíveis via teclado, páginas sem atualização automática periódica, redimensionamento sem perda de funcionalidade, oferecimento de contraste mínimo entre plano de fundo e primeiro plano são alguns dos itens implantados até o momento.

“A Defensoria Pública entende a acessibilidade como um direito que assegura à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida a possibilidade de viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e participação social”, disse o defensor público Pedro Bahia. Ainda de acordo com ele, a Instituição, como instrumento de acesso à justiça, materializou um ambiente digital que garante a melhoria da qualidade de vida dos usuários, que passam a usufruir deste importante canal de comunicação e serviço público.

A Defensoria Pública da Bahia vem ao longo dos anos tornando seu espaço cada vez mais acessível. A Instituição adquiriu dois carros escaladores para as unidades da capital que possuem escadas, a Unidade Móvel de Atendimento, inaugurada em novembro de 2016, é adaptada com elevador que auxilia as pessoas com deficiência física. Além disso, a Assessoria de Comunicação recebeu capacitação para utilizar a hashtag #PraCegoVer nas redes sociais.

Pela primeira vez, pessoas com deficiência auditiva puderam participar da Conferência Pública para o Orçamento Participativo, através do apoio do Centro de Referência a Inclusão Escolar. As intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais, Thaís Campos de Jesus e Gisleide Dantas, foram as responsáveis pela tradução em Ilhéus. A Defensoria Pública também tem parceria com a Central de Interpretação de Libras do Estado da Bahia – Cilba – que presta serviços de tradução e interpretação de libras, presencialmente ou por teleconferência, para pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva, e seus familiares. No atendimento presencial, o usuário solicita que um intérprete de libras se desloque até o serviço público em que ele precisa de atendimento.