COMUNICAÇÃO

Teixeira de Freitas – DPE/BA realiza visita técnica ao Hospital Municipal

11/10/2017 16:55 | Por ASCOM

O objetivo é instalar uma Câmara de Conciliação de Saúde nos moldes da que hoje funciona em Salvador

 

Dando continuidade ao fluxo de trabalhos e compromissos com a atuação na área de saúde, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se reuniu com a Secretaria de Saúde do município de Teixeira de Freitas, para analisar ponto a ponto o Regulamento da Câmara de Conciliação de Saúde, que atualmente está em funcionamento em Salvador/BA, cujo objetivo é a sua instalação e funcionamento em Teixeira de Freitas.

Após a reunião, o defensor público Luiz Carlos de Assis Junior realizou visita técnica no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, também conhecido como Hospital Regional. A visita foi acompanhada pelo assessor da Secretaria de Saúde, Max Santos, e pela Diretora do Hospital, Rosa Sales.

O principal objetivo da visita foi compreender a razão pela qual inúmeras cirurgias ortopédicas não estavam sendo feitas. Após a visita, verificou-se que cirurgias ortopédicas complexas não estavam sendo feitas, em razão da falta de um equipamento chamado Arco Cirúrgico que permite a elaboração de diagnósticos por imagem instantânea.

“A Defensoria Pública segue acompanhando e fiscalizando o funcionamento do Hospital, priorizando solução extrajudicial das demandas, bem como, atuando judicialmente nos casos necessários”, afirmou Luiz Carlos de Assis Junior.

A análise do Regulamento da Câmara de Conciliação de Saúde demonstrou ainda a necessidade de integrar outros atores, como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Saúde do Estado e a Procuradoria do Estado que serão convidados para a próxima reunião em data a ser definida.