COMUNICAÇÃO

Territórios de Identidade: saiba como são definidos os destinos da Unidade Móvel da Defensoria

18/09/2017 17:17 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

A ideia é levar o atendimento da Defensoria para as comarcas que não possuem defensor público

Desde que foi inaugurada, há 10 meses, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia –  DPE/BA vem sendo a grande aposta da Instituição para levar orientação jurídica em todos os cantos do Estado e chegar, cada vez mais, mais perto de quem precisa. E ela não para! Até agora, a Unidade Móvel já atendeu em sete bairros da capital e mais de 15 cidades do interior. Os destinos são definidos através da análise de cada um dos Territórios de Identidade que compõem a Bahia.

“Na Bahia, temos 27 Territórios de Identidade, que são formados pelos 417 municípios. Desde que assumimos a coordenação da Unidade Móvel, em julho, nossa proposta é fechar 2017 com, pelo menos, 50% destes Territórios visitados. A partir da análise de cada uma das cidades que formam estes Territórios decidimos para onde vamos levar o nosso trabalho”, explicou o coordenador da Unidade Móvel, defensor público Márcio Marcílio, que ressalta que a sugestão de municípios a serem visitados também pode ser feita através de solicitação ao Gabinete da DPE/BA.

Desde novembro do ano passado, já foram visitadas cidades dos seguintes Territórios: Litoral Norte – Agreste Baiano; Recôncavo; Região Metropolitana de Salvador; Portal do Sertão; Sisal; Piemonte Norte do Itapicuru; Sertão do São Francisco; Sertão Produtivo; Bacia do Rio Grande e Velho Chico. Até o dia 15 de dezembro, além de alguns Territórios já visitados, mais cinco receberão a visita da Unidade Móvel. São eles: Extremo Sul; Litoral Sul; Itaparica; Vitória da Conquista e Médio Rio das Contas.

“Aí conseguiremos atingir e até ultrapassar a nossa meta e teremos a certeza do quanto foi acertada esta iniciativa de contar com uma Unidade Móvel de Atendimento e fazer a Defensoria chegar às comarcas que ainda não possuem unidade ativa defensorial”, acrescentou o coordenador.