COMUNICAÇÃO

Último dia da Defensoria Cidadã Itinerante – DCI em Valéria é marcado por roda de conversa e orientações à órgãos de assistência social

16/03/2018 20:19 | Por Tiago Lima dos Reis Júnior (estagiário) texto e foto

Em três dias de atendimento no bairro, sempre pelas manhãs, ação atendeu mais de 60 pessoas nas mais diversas áreas.

“Não estou conseguindo retirar os documentos escolares da minha filha de 11 anos de idade porque não paguei a mensalidade na escola que ela estuda. A Defensoria me esclareceu que eles não têm o direito de fazer isso comigo porque é contra a lei, e me forneceram um documento que obriga a diretoria desse colégio a entregar o histórico escolar nas minhas mãos. É importante ter essa assistência, ter pessoas que nos amparem, e perto de casa é melhor ainda”, explica a doceira Andréa Pinto de 28 anos, que ficou sabendo da ação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no bairro Valéria, em Salvador, pelos vizinhos.

Muitas pessoas como a assistida Andréa compareceram na manhã desta sexta-feira, 16, no Centro Social Urbano – CSU do bairro Valéria, na rua Boca da Mata, s/n, para receber orientação jurídica no último dia de atendimentos do projeto Defensoria Cidadã Itinerante – DCI. Foram atendidas mais de 20 pessoas nessa oportunidade, retirando dúvidas e orientando quem precisou resguardar os seus direitos.

A ocasião também foi marcada por uma roda de conversa com as mulheres do bairro, conduzida pela subcoordenadora da Especializada em Proteção aos Direitos Humanos, a defensora pública Eva Rodrigues, que tratou de assuntos como a violência contra a mulher e os direitos que as assistem. “Quando realizamos essa roda de conversa tentamos identificar o que há de errado no que elas ouvem em casa e nos relatam, para fazermos a reflexão e tentar quebrar esses paradigmas. Existem mulheres que ainda acham que as coisas que falamos não se aplicam a elas, são muitos anos de violência e machismo no nosso contexto social, mas são ações como essa conversa que muitas vezes as conscientizam a buscarem os seus direitos, e por consequência, a sua melhoria de vida”, pontua a defensora.

Além da roda de conversa, o DCI também realizou visitas no Núcleo de Direitos Humanos – NUDH, no Conselho Tutelar e no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, para perceber em que a DPE/BA pode contribuir para aprimorar e otimizar os serviços oferecidos para as pessoas. “A articulação institucional da DPE/BA com estes serviços é muito importante, pois assim verificamos o que podemos oferecer como suporte para que eles possam realizar suas atribuições da melhor forma possível, e fazer um bom trabalho, pois se estas tarefas forem bem feitas, os direitos terão muito mais condições de serem assegurados”, ressaltou a defensora pública e coordenadora da Equipe Pop Rua, Fabiana Miranda , que estava acompanhada das defensoras públicas Camila Canário e Xênia Araújo.

Ao lado das defensoras estava também a subcoordenadora da Especializada em Famílias, a defensora Donila Fonseca, que descobriu que o Conselho Tutelar do bairro Valéria não sabia da existência da ferramenta do agendamento on-line da DPE/PE. A defensora apresentou e explicou a aplicabilidade da ferramenta para o conselheiro Adilson Alcântara, que ficou muito feliz com a novidade. “É isso que tem que acontecer, se trabalharmos todos juntos, a gente consegue resolver a maioria das demandas da população aqui do conselho. Uma das maiores deficiências que eu tenho aqui é a informação, o povo muitas vezes nem sabe o que é o Conselho Tutelar nem para o que serve. Eu, por exemplo, não tinha informação sobre o agendamento on-line. Agora que o conheci achei muito importante para manter uma proximidade com a Defensoria e proporcionar celeridade para resolver os casos”, salienta Adilson.

Projeto Defensoria Cidadã Itinerante

Durante estes 3 dias de atendimento em Valéria, a ação atendeu mais de 60 pessoas nas mais diversas áreas. O projeto Defensoria Cidadã Itinerante – DCI contempla um mesmo bairro, três vezes por mês, sempre às sextas-feiras, realizando orientação jurídica nas áreas de família, saúde, cível, direitos humanos, criminal, infância e adolescente, tutelas coletivas, reconhecimento de paternidade, dentre outras assistências. O próximo bairro a receber a Defensoria Cidadã Itinerante será o Bairro da Paz.