COMUNICAÇÃO

Visita de Rei da nação de Gana à UFBA é prestigiada pela Defensoria Pública

18/10/2017 14:50 | Por Alessandra Lori (estagiária) - com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339

Evento reuniu instituições, personalidades e militância ligadas aos direitos humanos, cultura e religiões afro-brasileiras.

A Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA foi uma das instituições convidadas a participar do evento que marcou a visita do Rei dos Ashanti, Otumfuo Osei Tutu II, de Gana, à Universidade Federal da Bahia – UFBA.  Na palestra Tradição e Modernidade na África de hoje, o Rei Otumfuo Osei Tutu II abordou as complexidades e desafios da África Negra na contemporaneidade. O evento fez parte da programação do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA e contou com a presença de instituições, personalidades e militâncias ligadas aos direitos humanos, cultura e religiões afro-brasileiras.

A defensora pública Cristina Ulm, que representou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, no evento, ressaltou a importância da visita do Rei de Gana à Salvador: “É uma oportunidade de travar relações, conhecer outras culturas, desmitificar e quebrar preconceitos, além das de estipular importantes relações comerciais entre empresas brasileiras e ganesas; isso influi de forma positiva e direta na vida dos cidadãos dos dois países”.

Na palestra, realizada na manhã desta terça, 17, na reitoria da UFBA, o Rei Otumfuo Osei Tutu II, falou sobre a força da crença religiosa na vida do povo africano: “Não há aspecto da vida dos africanos que não seja influenciado diretamente pela religiosidade”. Abordou também a diversidade cultural africana, que reúne 54 países e muitos grupos étnicos e raciais, com diferentes realidades socioeconômicas, fazendo um paralelo das transformações que acontecem no processo de modernização de seu país em vários aspectos como: ciência, economia, organização social, códigos de conduta, tradições, atividades, ideias, hábitos e legados.

A questão dos estereótipos sobre a África foi também destacada pelo Rei de Gana. Segundo ele, o continente é encarado pela maioria das pessoas com um lugar caótico, de povo ignorante, de guerra, doenças e fome, mas, no entanto, é também um lugar onde o povo está se adaptando às mudanças e avanços do mundo moderno, buscando o progresso e o desenvolvimento necessário para resolução dos problemas típicos de uma sociedade contemporânea e em crescimento.

Doutor Honoris Causa

Rei Otumfuo Osei Tutu II é reitor honorário da Universidade de Ciências e Tecnologia, em Kumasi, Gana. Tem também o título de  Doutor Honoris Causa da Essex County College Newark, EUA (2001); da University of Maryland, Eastern Shore,  EUA (2001); da Savannah State University, EUA (2001); da University of Glasgow , Escócia (2001); da Kwame Nkrumah University of Science/Technology, Gana (2001); da University of Ghana, Legon, Gana (2004); da Igbinedeon University, Okada, Nigeria (2007) e da Metropolitan University, Londres, RU (2007).

A nação Ashanti é um dos grupos étnicos mais importantes de Gana e desenvolveu  influente império na África Ocidental, sendo até hoje, presença dominante na região. Na história do Brasil, a nação veio para a Bahia e o Maranhão, pela costa do Ouro, na África.