COMUNICAÇÃO

VITÓRIA DA CONQUISTA– Defensoria apresenta projeto de Associação de Recicladores

10/10/2017 15:39 | Por Elaine Lima - estagiária com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339

A reunião serviu para tirar as dúvidas das famílias a respeito da associação

Em reunião com 29 famílias do bairro Bruno Bacelar, em Vitória da Conquista, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA  apresentou o projeto de criação da 2º Associação de Recicladores da cidade, que tem como finalidade reunir famílias que trabalhem com coleta de materiais recicláveis, organizá-las, para que assim todos possam ter acesso aos seus direitos que é garantido por lei, especialmente pelo programa Pro Catador e Política Nacional de Resíduos Sólidos. A primeira associação criada com o apoio da Defensoria Pública no Município está localizada no bairro da Vila América .

Nessa reunião as famílias puderam tirar dúvidas com defensores públicos a respeito da associação, também sobre a finalidade e importância do exercício do associativismo, cuja criação está sendo apoiada pela Defensoria Pública. Todas as famílias foram questionadas a respeito do seu interesse em participar do processo de criação e de fundação da associação, tendo manifestado o seu interesse em participar do projeto, sem exceção.

A defensora pública Kaliany Gonzaga ressaltou que durante a reunião as famílias participantes mostraram o interesse em criar a associação, vendo como uma possibilidade de organizar o trabalho para que o coletor possa ter um novo horizonte e novas expectativas.

Já a defensora pública Jeane Braga, subcoordenadora da 2ª Regional da Defensoria, sediada em Vitória da Conquista, que esteve presente na reunião, a finalidade da criação da associação é reunir famílias que trabalham com a coleta de materiais recicláveis de forma individual, organizando essas famílias para que elas possam ter acesso aos seus direitos que são garantidos por lei.

Na reunião realizada no último sábado, 7, foi feita a leitura da proposta do Estatuto Social que irá reger a associação e designada data para a realização da assembleia de fundação da associação que está marcado para o próximo dia 21 de outubro. Além das defensoras públicas, participaram duas representantes do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Bruno Bacelar e uma representante da Prefeitura de Vitória da Conquista. Também foram sorteadas entre as famílias presentes cinco cestas básicas provenientes de doações feitas por empresários locais.

Leia também:

Vitória da Conquista – Projeto Mãos que Reciclam é apresentado em Universidade do Sudoeste da Bahia

Vitória da Conquista – Projeto Mãos que Reciclam é apresentado ao Municícpio