COMUNICAÇÃO

VITÓRIA DA CONQUISTA: Defensoria garante cadeira de rodas adaptada para criança com paralisia cerebral

11/01/2018 16:23 | Por Lucas Fernandes - DRT/BA 4922

A menina de dez anos de idade utilizava a mesma cadeira desde os cinco anos

A Defensoria Pública na comarca de Vitória da Conquista, com atuação na área da Criança e Adolescente garantiu hoje (11), liminar em favor da criança S.P.F, de 10 anos de idade, para obtenção de nova cadeira de roda adaptada.

A assistida tem quadro de paralisia cerebral, tendo sua locomoção condicionada pelo  artefato móvel. No entanto, já utilizava a mesma cadeira há mais de cinco anos, em completa inadequação a seu tamanho e suas necessidades. A genitora vinha tentando realizar a troca da cadeira nos últimos dois anos, sem obter nenhum posicionamento concreto dos órgãos públicos responsáveis.

A troca da cadeira era medida de urgência, uma vez que, além de não mais comportar o peso da criança, sua rigidez vinha agravando o quadro de escoliose e de problemas respiratórios da assistida.

“A concessão do pleito representa um avanço não apenas na concretização do direto à saúde da criança, mas também no asseguramento de uma vida digna para assistida, em cumprimento ao dever estatal de proteção integral da criança e adolescente”, ressaltou a defensora pública na comarca de Vitória da Conquista que atuou no caso, Maria Fernanda Borio.

 

VITÓRIA DA CONQUISTA – Acesso de usuários de cadeiras de rodas e idosos ao transporte público é tema de reunião com a Defensoria Pública