COMUNICAÇÃO

VITÓRIA DA CONQUISTA – Mutirão de abertura de exames de DNA com sessão de mediação é realizado no município

26/06/2017 17:04 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

Ao todo, 34 exames foram agendados previamente para abertura no dia do mutirão

 

Um mutirão para abertura de exames de DNA com atendimento imediato dos interessados para reconhecimento de vínculos, regulação de guarda, uso de nome e estabelecimento de pensão alimentar foi realizado em Vitória Conquista pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através do Centro de Mediação e Conciliação da Instituição, que trata de mediações extrajudiciais em questões de família.

 

“A iniciativa tem vinculação com o Planejamento Estratégico da Defensoria Pública da Bahia que elegeu a mediação extrajudicial como uma das metas institucionais. É fruto do reconhecimento de que os usuários da Defensoria devem depender minimamente do Judiciário e que é papel da Instituição colaborar, fomentar uma efetiva formação de cidadãos e cidadãs com maior autonomia para resolução de seus conflitos”, disse a defensora pública Marta Almeida.

 

Marta Almeida ainda acrescentou que “foi possível perceber o fortalecimento da cultura de que as partes envolvidas na mediação devem protagonizar os destinos de suas vidas e as condições que melhor atendam à realidade de cada um”.

 

As sessões de mediação que aconteceram na terça-feira, 20, viabilizaram resoluções mediante acordos e foram realizadas a partir das técnicas de Harvard que recomendam: separar as pessoas dos problemas; foco nos interesses e não nas posições; criação de ganhos mútuos e utilização de critérios objetivos.

 

Foram responsáveis pela ação: a defensora pública Marta Almeida; o defensor público Pedro Fialho; as mediadoras Samara Meira, Maria Clara Amorim, Raíza Santana, Jade Pires e Tatiana Ribeiro; os servidores da DPE/BA Carlos Magno, Fernanda Fernandes e Graciele Jones.