COMUNICAÇÃO

Ouvidoria Cidadã da Defensoria participa de debates sobre racismo institucional

11/04/2019 13:14 | Por Leonardo Santos (estagiário), com supervisão de Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Um grupo focal de enfrentamento ao racismo institucional foi criado

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou do I ciclo de debates Etnicidades: política, cultura e arte pelo fim da discriminação racial do Instituto Federal da Bahia – IFBA, em Feira de Santana. O evento aconteceu na quarta, em Feira de Santana, no auditório do instituto.

Compuseram a mesa do evento a socióloga e ouvidora geral da Defensoria, Vilma Reis; o economista, professor da Uefs e vereador da Câmara Municipal de Salvador, Sílvio Humberto; o advogado e coordenador de políticas públicas para igualdade social, Clerisvaldo Paixão e a assessora jurídica popular e professora do curso de Direito da UFBA, Tatiana Dias Gomes.

No dia anterior, a ouvidora Vilma Reis participou do II Seminário de humanização do HGE, após ser convidada para abrir o Programa de Humanização e enfrentamento ao Racismo Institucional, juntamente com a assistente social e ex-ouvidora geral da DPE/BA, Tânia Palma; a coordenadora de políticas de saúde da população negra da Sesab, Ubiraci Matildes; e a profa. Doutora Jeane Tavares, da UFRB.

“Foi muita potência poder falar da Defensoria, lá onde chegam as demandas mais difíceis da população, os baleados, nosso povo em sofrimento por conta do abandono dos bairros, das periferias, onde não tem assistência adequada à saúde. Formamos as bases para criar um grupo focal de enfrentamento ao racismo institucional”, comentou Vilma Reis.