COMUNICAÇÃO

PAULO AFONSO – DPE/BA inicia tratativas para convênio com curso de Direito da UNEB

16/04/2019 16:11 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Encontro realizado na sede da Defensoria em Paulo Afonso abordou temas como o atendimento em presídios, conciliações e ações coletivas

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e representantes do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia – UNEB no Campus de Paulo Afonso participaram de uma reunião, na última quinta-feira, 11, para dar início às tratativas de um convênio entre as entidades no município.

Com a parceria, o objetivo da DPE/BA é proporcionar a ampliação da assistência jurídica gratuita à população de Paulo Afonso, cidade sediada no norte do estado, no território de Identidade Itaparica, tanto na área criminal quanto na área cível.

Neste primeiro momento, o encontro – realizado na sede da Defensoria em Paulo Afonso – abordou temas como o atendimento em presídios, conciliações, ações coletivas, além de mediações na área de família.

“Uma das nossas propostas é que, por exemplo, na área criminal, os alunos do curso de Direito nos auxiliem nas visitas aos presídios, juntamente com a defensora criminal. Eles fariam o atendimento em conjunto com o defensor. Para isso, faremos algumas palestras com os alunos para orientação nestes primeiros atendimentos”, explica a defensora pública Natalie Navarro de Almeida, que atua em Paulo Afonso.

Ainda de acordo com Natalie, a reunião tratou de algumas questões de ordem técnica para que o convênio entre a DPE/BA e a UNEB seja assinado brevemente, com o objetivo de beneficiar a população de Paulo Afonso. “Fizemos o início das tratativas. Agora, precisamos formalizar e fazer outros acertos, sobre as áreas de atuação e a quantidade de alunos envolvidos”.

Além da defensora Natalie Navarro de Almeida, também participaram do encontro as defensoras públicas Bruna de Carvalho Chaves Peixoto e Roberta Cunha de Oliveira, as servidoras Simony Cipriano do Nascimento, Daniela Barbosa de Sá e Aléssia Pâmela Bertuleza Santos, além dos coordenadores do Núcleo de Prática Jurídica da UNEB Isan Almeida Lima e Bruno Barbosa Heim.