COMUNICAÇÃO

BOM JESUS DA LAPA – Defensoria apresenta plano de atuação para a Romaria 2019

18/06/2019 12:34 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Durante dez dias, defensores públicos e servidores atuarão de forma fixa e itinerante nos locais de maior concentração e na Unidade Móvel de Atendimento

Conhecida como capital baiana da fé, a cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, entra na contagem regressiva para a Romaria 2019, que, entre os meses de julho e agosto, deve atrair mais de 700 mil visitantes de todo o Brasil. E os órgãos públicos, entre eles a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, estiveram reunidos para apresentar os planos de atuação nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente, cidadania e garantia dos direitos dos moradores e visitantes da cidade.

Com o tema “Bom Jesus nos chama a viver e promover a liberdade pelo direito e a justiça”, a Romaria de Bom Jesus da Lapa será realizada entre os dias 28 de julho e 6 de agosto. O plano de atuação da Defensoria no evento foi apresentado pelos defensores públicos que atuam na unidade da Instituição em Bom Jesus da Lapa, Cláudia Conrado e Rafael do Couto Soares. Durante os dez dias, os defensores públicos e servidores circularão pelos locais de maior concentração para garantir que os cidadãos tenham seus direitos respeitados e garantidos e contarão com o reforço da Unidade Móvel de Atendimento, que ficará estacionada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade.

“Diante desta expectativa de receber cerca de 700 mil pessoas na cidade, é necessária a estratégia de resguardar os direitos dessas pessoas para as vulnerabilidades sociais que são apresentadas, através da atuação fixa e itinerante com enfoque em saúde, direitos humanos, infância e juventude”, explicou, durante a reunião, a defensora pública Cláudia Conrado.

Plano de Contingência

Os representantes da Defensoria e dos demais órgãos públicos que participaram da reunião, realizada na última quarta-feira, 12, também aprovaram a proposta de construção do Plano de Contingência da Romaria, que foi apresentado pelo diretor-superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Paulo Sérgio Menezes. O documento trará todo o esquema sobre o que fazer e quem procurar em situações de emergência ou caso ocorra algum desastre durante o evento. “A Defensoria Pública e as diversas instituições da cidade vão auxiliar na construção do Plano de Contingência como forma de demonstrar a atuação em Rede e a atuação preventiva”, garantiu a defensora.