COMUNICAÇÃO

Defensoria recebe assistentes da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara de Salvador

19/06/2019 17:49 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Parceira vem se fortalecendo após lançamento do projeto da DPE/BA “Acolher na Rua”

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA recebeu na última terça-feira, 18, assistentes da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Salvador, atualmente presidida pelo vereador Marcos Mendes.

O encontro é fruto de articulações feitas pelo Projeto Acolher, idealizado pela defensora pública Ana Virgínia Rocha, que atua na especializada em Curadoria Especial da DPE/BA.

A partir de debates feitos durante o lançamento do Projeto Acolher na Rua, iniciou-se a ideia, a partir de sugestões de jovens em situação de vulnerabilidade social que participaram do evento, de que se fosse buscado mais oportunidades de cursos profissionalizantes para estes adolescentes.

“Estamos nos articulando para irmos em comunidades na região do Rio Vermelho, Paripe e Plataforma, onde vamos identificar adolescentes que estão precisando destes cursos profissionalizantes e faremos um cadastro. Então, vamos buscar parcerias, como com o Sistema S. Mas já foram ofertadas a nós, pelo Exército, seis vagas, por meio da Comissão de de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal para adolescentes que estão no Projeto Acolher”, celebrou Ana Virgínia.

Segundo a defensora, conseguir este tipo de atividade é fundamental especialmente para adolescentes do Projeto Acolher que estão prestes a completar 18 anos e não tem nenhuma perspectiva de renda. “Muitas vezes, eles não têm a escolaridade adequada e não podem sair do sistema de abrigamento porque não têm família. E, no caso do exército por exemplo, eles podem morar nas unidades do quartel e recebem ainda uma ajuda de custo”, completa Ana.

No encontro também ficou acertada uma visita à Câmara Municipal de jovens do Projeto Acolher, para que possam conhecer o funcionamento da Casa. Outra atividade também viabilizará a ida desses jovens para conhecerem a Assembleia Legislativa da Bahia.