COMUNICAÇÃO

IPIRÁ – DPE/BA tem encontro com conselheiros tutelares para discutir necessidades de crianças e adolescentes

12/07/2019 15:07 | Por Pollyana Moraes (estagiária) - Sob a supervisão de Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Na reunião, foram abordadas demandas como a construção de uma casa de acolhimento no município

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Ipirá, cidade do território Bacia do Jacuípe, reuniu-se na última quinta, 11, com os conselheiros tutelares do município, buscando dialogar sobre as necessidades de crianças e adolescentes, além das dificuldades que o Conselho enfrenta, para analisar meios de atuação da Defensoria. 

Na reunião, foram debatidos meios de assegurar direitos das crianças e adolescentes em situação de risco, que atualmente não possuem uma casa de acolhimento no município. A defensora pública Ana Jamille Costa defende o diálogo com o Poder Público para encontrar soluções para esta demanda. “Além disso, é necessário buscar um convênio com as cidades próximas que também não possuem casa de acolhimento -, como Pintadas e Baixa Grande”, concluiu a defensora. 

A Defensoria se predispôs a solicitar uma reunião com o Prefeito de Ipirá e com o Secretário de Serviço Social da cidade, visando ações coordenadas com os órgãos públicos corresponsáveis pela área infanto-juvenil do município. Também foi debatido a necessidade de diálogo com as prefeituras de Pintadas e Baixa Grande, a fim de analisar a possibilidade de um consórcio para que, em cada município, seja efetuado um levantamento da demanda efetivamente existente para acolhimento.

O conselheiro Jonielson Tanan, presente na ocasião, relatou a existência de demanda de crianças e adolescentes em situação de risco em Ipirá e ainda contou que, em muitos casos, é necessária buscar apoio em outros municípios que possuem casa de acolhimento, como, por exemplo, Feira de Santana. “Mas, em muitos casos, não conseguimos o resultado pretendido”, disse Jonielson. Estavam também presentes na reunião os conselheiros tutelares Roberto Sampaio, Elenilda Cruz e Rosileide Leite.