COMUNICAÇÃO

Defensoria Bahia participa de seminário sobre políticas públicas para mulheres nos municípios

16/07/2019 11:00 | Por Leonardo Santos (estagiário), com supervisão de Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Centenas de representantes de municípios da Bahia e de outros estados estiveram no evento

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou da abertura do seminário “Políticas para as Mulheres nos Municípios” realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia – SPM-BA.

O evento, que reuniu representantes de centenas de municípios brasileiros, teve o objetivo de proporcionar um espaço comum para troca de experiências e contribuir para atualizar conhecimentos sobre questões como raça, gênero, patriarcado e políticas públicas.

Para o defensor público geral, Rafson Ximenes, é importante que políticas públicas sejam voltadas especificamente para as mulheres e que as mulheres participem das instâncias de poder: “Uma reunião como essa, envolvendo várias mulheres gestoras é muito útil para a evolução da sociedade, a evolução do nosso povo, da Bahia como um todo. A DPE/BA sempre se coloca a favor das causas das mulheres e contra qualquer tipo de opressão, machismo e misoginia. A gente precisa fortalecer cada vez mais o discurso em prol da liberdade e respeito às mulheres”, declarou.

A abertura aconteceu nesta segunda-feira, 15, no auditório do hotel Vilamar, em Amaralina e a primeira palestra  – Políticas Públicas para as Mulheres: avanços e desafios – foi ministrada pela socióloga e ex-ministra da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. Participaram do momento também as secretárias Estaduais de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, de Pernambuco, Silvia Maria Cordeiro, da Paraíba, Gilberta Santos Soares e do Maranhão, Ana Mendonça.

O Seminário finaliza nesta terça, 16, com palestras e oficinas para discutir temas com a rede de enfrentamento e atendimento à mulher em situação de violência, ministrada por técnicas especializadas contratadas pela SPM-BA.