COMUNICAÇÃO

Unidade Móvel da Defensoria Bahia realiza mutirão de atendimento penal na Praça Tomé de Souza

19/07/2019 14:33 | Por Leonardo Santos (estagiário), com supervisão de Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Atividade conta com a parceria do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra – SIMM e da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer -Semtel

Com o apoio da Unidade Móvel de Atendimento – UMA, a  Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA está realizando um mutirão para atender pessoas com problemas na área penal, na Praça Tomé de Souza (em frente à parte alta do Elevador Lacerda), no centro de Salvador.

A atividade é continuidade do lançamento da cartilha sobre abordagem policial, teve início às 9h desta sexta-feira, 19, e segue até às 16h. Conta também com a parceria do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra – SIMM e da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer -Semtel, que está disponibilizando o serviço de cadastro para vagas de emprego. 

“Nas itinerâncias, os atendimentos da Defensoria são destinados às mais diversas área de atuação da instituição, e com o lançamento da cartilha, aproveitamos e viemos realizar este atendimento mais direcionado para a área criminal”, comentou a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida.

O diretor geral da Semtel, Magno Felzemburgh, falou da importância da parceria com a Defensoria nesta ação, e mencionou também o fortalecimento que a DPE/BA agrega à Caravana Social da Semtel: “O secretário Alberto Pimentel, em reunião com a Defensoria Pública, entendeu que esse projeto da itinerância é importante, com a Defensoria fazendo seu papel institucional e a Semtel, através da diretoria do trabalho trouxe o SIMM Itinerante”.

O SIMM atua realizando o cadastro do trabalhador no sistema Mais Emprego. Uma vez que a pessoa tenha o perfil, são oferecidas oportunidades de participação em uma seleções de vagas de emprego: “A gente emite uma carta de emprego, e ele vai comparecer no próprio SIMM ou na empresa para participar dessa seleção”, ressaltou Magno Felzemburgh. 

“Esse serviço é essencial. O pessoal que atende deixa a gente bem à vontade e a Defensoria não está deixando a desejar. Recebi a orientação correta e agora eu já sei o que preciso fazer”, ressaltou o músico Walter Lima, 60, mais conhecido como Tatu Bahia. 

O vigilante e motorista Lázaro Ferreira, 42, também se mostrou bastante satisfeito com o atendimento recebido: “Vim resolver um problema que aconteceu na empresa em que eu trabalhava e achei excelente o atendimento que recebi. Este é meu primeiro contato com a Defensoria, e estou bastante satisfeito. Vou resolver um problema que está me afetando, e eu sei que não tenho culpa”, reforçou.

Além dos atendimentos da área penal, os defensores ainda deram orientação nas áreas de fazenda pública, família e em casos de violência contra a mulher. Na ocasião, foram distribuídas a cartilha da DPE/BA “O que você precisa saber sobre abordagem policial”.