COMUNICAÇÃO

Atendimentos da DPE/BA na Fonte Nova seguem até esta quarta-feira, 07

05/08/2019 17:16 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

Atividade é uma parceria com o Esporte Clube Bahia e integra a ação cidadã "Sou Pai Responsável"

Depois do vídeo “Em nome do pai” circular nacionalmente nas mídias sociais e chegar a mais de um milhão de visualizações, a parceria da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA com o Esporte Clube Bahia se transforma também em ação. Foi dado início na manhã desta segunda-feira, 05, ao mutirão de atendimento na Loja Esquadrão, localizada no estádio Arena Fonte Nova, em Salvador. Estão sendo oferecidos testes de DNA e orientações jurídicas, ambos gratuitos.

São 5,5 milhões de crianças no Brasil que não possuem o nome do pai no registro, é o que mostra pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para amenizar esses alarmantes dados, a DPE/BA está em campanha permanente em busca da paternidade consciente, como é o caso da ação cidadã “Sou Pai Responsável”, que apenas em Salvador já atendeu 801 casos de janeiro a julho de 2019.

A defensora pública e coordenadora da Especializada de Família e Sucessões, Tatiane Franklin Ferraz, explica que a Defensoria estimula a paternidade há mais de dez anos ininterruptamente e todo ano novas maneiras são pensadas para que mais pessoas sejam atingidas, principalmente no mês de agosto, quando se comemora o Dia dos Pais.

“A parceria com o Bahia ajuda que o público do clube e o público que gosta de futebol demonstre não só o amor em campo, mas também na sua família. É uma forma de despertar nos torcedores, seja do Bahia ou de outro time, que o futebol e a paternidade podem andar juntos, então foi uma estratégia para tentar atrair esse cidadão para que a sociedade ganhe como um todo”, afirma.

Para Guilherme Bellintani, presidente do Esporte Clube Bahia, além da grande repercussão de um trabalho audiovisual, é necessário colocar a mão na massa para obter uma verdadeira transformação na sociedade.

“O objetivo é fazer com que cada pai que ainda não reconheceu o seu filho venha até a Fonte Nova na loja Esquadrão durante essa semana para que a gente consiga a maior adesão possível à campanha e fazer com que crianças que não tenham o registro paterno consigam ter a partir desse trabalho. Com o exame de DNA gratuito e o reconhecimento da paternidade, a vida da criança e do pai vão mudar de fato, numa reconfiguração desta relação. Isso é muito bom e a gente precisa enfrentar juntos essas mazelas sociais”, defende.

Vander da Silva foi orientado a ir até o mutirão e procurar informações para fazer o reconhecimento pós morte de paternidade de seu sobrinho portador de deficiência.  “Meu sobrinho tem 28 anos e morreu seu pai e mãe, a gente precisa reconhecer a paternidade para conseguir ajudá-lo de uma melhor forma. As meninas me explicaram muito bem, fui bem atendido, gostei e elas já me informaram passo a passo o que tenho que fazer”, conta.

LANÇAMENTO DO “SOU PAI RESPONSÁVEL”

Os atendimentos na Fonte Nova serão realizado até a quarta-feira, 07, sempre das 09h às 17h. E ainda nesta semana será lançada a campanha de intensificação da ação cidadã “Sou Pai Responsável” em dois momentos: o primeiro na  quinta-feira, 8, em Salvador na Casa de Acesso à Justiça I, no bairro Jardim Baiano e o segundo em Feira de Santana na sexta-feira, 9. Ambos com a presença do ator baiano Érico Brás, padrinho da campanha em 2019.