COMUNICAÇÃO

DPE lança campanha Sou Pai Responsável com presença do ator global Érico Brás nesta quinta

06/08/2019 17:39 | Por ASCOM

Promovendo conciliação para reconhecimentos de paternidade espontâneos, Defensoria oferece também testes de DNA gratuitos para apuração de filiação

Com o objetivo de sensibilizar os homens a assumirem seus papéis efetivos e afetivos de pais, a Defensoria Pública do Estado da Bahia está promovendo mais uma edição da campanha de intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. A iniciativa busca tanto estimular a participação deles no convívio e desenvolvimento dos filhos, assim como incentivar homens relutantes a assumirem a paternidade de crianças sem registro.

Realizada desde 2007 pela Defensoria, a Ação Cidadã acontece durante todo o ano e é ampliada por difusão publicitária no mês de agosto, quando é comemorado o Dia dos Pais. A edição deste ano já está nas ruas em outdoors e busdoors, mas será oficialmente lançada nesta quinta-feira, 8, às 9 horas, na Casa de Acesso à Justiça I, no bairro Jardim Baiano em Salvador.

O evento contará com a presença do ator Érico Brás, humorista que atua em programas como o Zorra Total e Escolinha do Professor Raimundo e abraçou como padrinho esta edição. “Tive muito pouco a presença do meu pai. Quando eu descobri que seria pai, aos 24 anos, eu disse para mim mesmo, tenho que fazer jus a essa paternidade que caiu em minhas mãos porque eu procurei também”, declara Brás num dos vídeos da campanha.

Além de estimular o diálogo e promover mediação em busca de conciliação para que os reconhecimentos dos filhos sejam espontâneos, a Defensoria oferece exames de DNA gratuitos para apuração de paternidade. Desde sua criação a Ação Cidadã Sou Pai Responsável já assistiu mais de 23 mil pessoas.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, o Brasil conta hoje com mais de 5,5 milhões de crianças que não têm o registro do genitor masculino em seus documentos.  São para situações deste tipo que os testes de DNA são oferecidos gratuitamente pela Defensoria. Só em 2019 já foram mais de 1.090 exames. 

Os exames são oferecidos durante todo o ano em Salvador e nas outras 37 unidades onde a Defensoria está presente no estado. Além disso, o projeto de Unidade Móvel da Instituição percorre municípios onde a Defensoria ainda não atua viabilizando tanto este como outros serviços.

Haverá lançamento também, no dia 9, às 10h, na segunda cidade mais populosa da Bahia e sede da 1ª Regional da Defensoria, Feira de Santana. Além de outdoors, busdoors e spots para rádio, também integra a campanha vídeos a serem veiculados nas redes sociais, cartazes e folders.

PARCERIAS

Neste ano, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável ganhou parcerias. Por meio do projeto Defensoria no Estádio, firmado com o Esporte Clube Bahia (com previsão de acontecer também com o Esporte Clube Vitória), a DPE/BA está disponibilizando exames de DNA na loja do clube, no Estádio da Fonte Nova, até esta sexta-feira, 9.

No sábado, 3, foi lançado simultaneamente pelas duas instituições o vídeo “Em Nome do Pai”, exibido também no intervalo do jogo Bahia x Flamengo, no domingo. Neste jogo, as crianças que acompanhavam os jogadores do time baiano vestiam camisa com a hashtag #SouPaiResponsável e a logo da Defensoria e do EC Bahia. Defensores públicos, com suas camisas verdes de atendimento, circularam duas vezes pelo gramado levando faixa com a mesma hashtag.

Em Feira de Santana, a parceria se dá com o Boulevard Shopping, que desenvolve ação em homenagem aos pais. Uma equipe da Defensoria estará de 9 a 13 de agosto com orientação jurídica e exame de DNA no local.

RESULTADOS

As campanhas anuais têm obtido bons resultados na conscientização de pais que ainda não haviam assumido seus filhos. No ano passado, foi registrado o pico de 215 homens que reconheceram espontaneamente a paternidade, sem necessidade de exame DNA.

SERVIÇO
O quê:
Lançamento da campanha de intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável

Quando: dia 8 de agosto (quinta-feira), a partir das 9h em Salvador | dia 9 de agosto (sexta-feira), a partir das 9h em Feira de Santana
Onde: Casa de Acesso à Justiça I, no bairro Jardim Baiano, Rua Arquimedes Gonçalves, nº 271, Salvador | Boulevard Shopping Av. João Durval Carneiro, nº 3.665, Bairro Caseb, Feira de Santana.