COMUNICAÇÃO

Defensoria e Tribunal de Justiça da Bahia se reúnem para diálogo institucional

06/08/2019 16:04 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Encontro ocorreu na presidência do TJ/BA, expansão da Defensoria pelo interior do estado foi assinalada

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se reuniu na manhã desta terça-feira, 8, com o Tribunal de Justiça da Bahia – TJ/BA para aprofundar o diálogo e a integração institucional. Na ocasião, o presidente do TJ/BA, desembargador Gesivaldo Britto, recebeu o defensor público geral da DPE/BA, Rafson Saraiva Ximenes, o subdefensor público geral, Pedro Casali Bahia, e a defensora pública e assessora, Cynara Fernandes, para tratar de caminhos para estabelecimento de vínculos de colaboração entre os órgãos.

“Nós pretendemos, e já estamos realizando, uma maior integração entre o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública e outros órgãos que cuidam da prestação jurisdicional. O defensor público geral está com um plano de expansão da Defensoria muito bom e precisamos mesmo de ajustes para que os defensores públicos atuem, nas Comarcas em que já atuamos, em defesa dos mais necessitados”, comentou o presidente do TJ/BA Gesivaldo Britto.

Para o defensor público geral, o encontro destacou a necessidade de ampliação da Defensoria pelo estado, em benefício da cidadania. “Destacamos a importância da expansão da DPE/BA para o acesso à Justiça no nosso estado. Dialogamos sobre como o TJ pode colaborar com a Defensoria, seja por meio de cessão de espaço de funcionamento, seja por meio de integração dos sistemas. Um diálogo para que os serviços avancem no interesse comum de ambas as partes em levar a Justiça ao cidadão baiano”, afirmou.

A conversa abordou ainda tópicos relativos à troca de conhecimento sobre as formas de organização que os Tribunais e as Defensorias Estaduais se utilizam para que cada instituição aprenda com as experiências uma das outras.