COMUNICAÇÃO

FEIRA DE SANTANA – Quase 40 atendimentos foram realizados no dia do lançamento da campanha de paternidade da Defensoria

09/08/2019 21:24 | Por Tunísia Cores - DRT - 5496/BA

O lançamento contou com a presença do padrinho da campanha, o ator Érico Brás.

Havia se passado menos de 48 horas quando Diego Queiroz, 33 anos, soube na internet que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA lançaria a campanha de intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável em Feira de Santana, nesta sexta-feira, e realizaria exames de DNA gratuitamente. Não hesitou. Conversou com o senhor Raimundo dos Santos, 61 anos, e ambos foram à sede do órgão na cidade para comprovar a relação que têm há tempos, de pai e filho.

“Ele se dispôs a vir e nós recebemos todo o auxílio da Defensoria. Foi tranquilo e rápido, um momento propício e houve oportunidade. E achamos que só poderemos tirar essa dúvida se fizermos o exame. E é melhor ter a prova do que a dúvida”, destacou Diego.

Ambos têm um bom relacionamento, mas nem todas as pessoas têm essa sorte. Marinês Pereira, de 37 anos, é mãe de três crianças, mas a sua filha mais nova, Maraíse, ainda não foi reconhecida pelo pai, que sequer a conhece. “Soube no jornal que poderia vir à Defensoria buscar informações e vim aqui saber o que faço. Ele me disse para esquecer ele, mas se eu tenho uma filha, como posso esquecer? Ela chama o tio de pai, o avô de pai”, relembra a mãe.

Essas são apenas algumas das histórias vividas cotidianamente por diversas pessoas, especialmente pelas mulheres que, muitas vezes, precisam ir além e assumir a responsabilidade de uma figura paterna que não se faz presente.

Lançamento

Padrinho da campanha deste ano, o ator baiano Érico Brás marcou presença na Princesa do Sertão e destacou um dos motivos que considera geradores destas situações. “Acho importante pegar esse momento em que temos o machismo muito forte no Brasil e tentar desconstruir partindo da paternidade. Essa responsabilidade nada mais é do que tentar devolver o melhor momento da vida, que é ser pai”, destacou.

Pai da Érica, de 16 anos, o ator destaca que foi convidado para a campanha e não pensou duas vezes para aceitar ser o padrinho devido à importância da causa. “O que tem sido bacana para mim, desde o primeiro dia, é ver a quantidade de pessoas que têm feito o exame de DNA, pais e mães que trazem seus filhos para cada um assumir a sua responsabilidade. Isso tem me sensibilizado. Você reata um laço familiar que é importante não só na vida da criança, mas do pai também”, refletiu Brás.

Esta é a segunda vez que o padrinho vai à cidade, a segunda mais populosa da Bahia, participar do lançamento da campanha de intensificação. A relevância do local é inegável, conforme destaca a coordenadora da 1ª Regional da DPE/BA, Liliane Amaral. “Nós coletamos material para o exame de DNA desde 2007. Eu tive o prazer de fazer, naquele ano, em Feira de Santana, a primeira coleta de DNA totalmente gratuita durante o período em que fui coordenadora. É uma grande honra saber que essa ação é perene”, relembrou a defensora.

Também participaram do lançamento a diretora da Escola Superior da Defensoria, Soraia Ramos, representando o defensor público geral, Rafson Ximenes, e a Paloma Rebouças, diretora da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia – ADEP/BA.

Atendimentos

Neste ano, a intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável em Feira de Santana firmou parceira com o Boulevard Shopping, onde uma equipe da DPE/BA e do estabelecimento estarão fornecendo informações sobre a campanha. Somente no primeiro dia, em Feira, foram realizados quase 40 atendimentos: houve 28 solicitações de informações e sete agendamentos de exames, no balcão da campanha, no Boulevard, e três coletas de material biológico, na sede da Defensoria.

Interessados podem buscar orientações das 10h às 18h, no shopping, até o dia 13, mas podem também ir à sede da Defensoria, localizada na Avenida Maria Quitéria, nº 1235, no Centro. Embora a Ação Cidadã Sou Pai Responsável aconteça durante todo o ano, no mês de agosto as ações são intensificadas por ocasião do Dia dos Pais, quando as pessoas estão mais sensíveis ao tema.