COMUNICAÇÃO

BRUMADO – DPE/BA lança cartilha sobre abordagem policial em colégio do município

18/09/2019 17:48 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Evento ocorreu no colégio Idalina Azevedo Lobo e contou com participação de alunos da escola e da população local

A Defensoria Pública do Estado da Bahia realizou o lançamento em Brumado, cidade do território do Sertão Produtivo baiano, da cartilha da DPE/BA “O que você precisa saber sobre abordagem policial”. O evento ocorreu no Colégio Municipal Idalina Azevedo Lobo e teve a participação de alunos da escola, pais dos estudantes e diversas pessoas da comunidade local.

A cartilha foi apresentada na tarde da última terça-feira, 17, à população brumadense de maneira direta e acessível, mostrando a variedade de temas presentes na publicação, tais quais: identificação policial, revista pessoal, uso de algemas, busca domiciliar, realização de exame de corpo delito, devolução de pertences, abuso de autoridade, audiência de custódia, denúncia à violência arbitrária, entre outros assuntos.

No evento, o defensor público Ewerton Santos Freitas, que atua em Brumado, lembrou que o acesso à Justiça integral e gratuita às pessoas vulneráveis também é feita por meio de eventos como o lançamento da cartilha na cidade, no qual o conhecimento jurídico é compartilhado, promovendo a educação em direitos para as pessoas da comunidade. Já a coordenadora de Direitos Humanos da DPE/BA, Lívia Almeida, explicou em sua abordagem sobre a estreia relação entre o racismo e os excessos em abordagens policiais.

Também falaram na apresentação da cartilha, representando a DPE/BA, a coordenadora da 2ª Regional, Jeane Meira Braga, e Josefina de Mattos Marques Moreira, membra da comissão estadual de defensores públicos de Direitos Humanos. As defensoras ressaltaram a importância das vítimas de violência policial não se isolarem e buscarem espaços para compartilharem suas experiências, na reivindicação de seus direitos. Após a fala dos integrantes da Defensoria, integrantes da comunidade brumadense trouxeram alguns relatos sobre violências policiais cometidas na cidade.

O lançamento da cartilha também contou com a presença das defensoras públicas Maiara Pereira Lima Salles, que atua em Brumado, e Lorena da Silva Pereira Barreto, membra da comissão estadual de defensores públicos de Direitos Humanos.

A atividade em Brumado dá continuidade a propagação das informações da cartilha pelo interior do estado, lançada oficialmente da Defensoria em junho deste ano, em evento no auditório da Escola Superior da Defensoria – Esdep, em Salvador.