COMUNICAÇÃO

Defensoria e prefeitura de Alagoinhas traçam estratégias de atuação em conjunto

04/10/2019 12:32 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944. Foto: Humberto Filho.

Encontro ocorreu com a presença do defensor público geral da Bahia.

Aproveitando a inauguração da 13ª Regional da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA, em Alagoinhas, foi realizada na quinta-feira, 3, uma reunião com o secretário de Governo do município, Gustavo Carmo, com o objetivo de traçar estratégias de atuação em conjunto.

No encontro que ocorreu na própria sede da DPE/BA em Alagoinhas, a pedido do defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, a coordenadora da 13ª Regional Camile Morais pontuou “ser importante essa abertura de diálogo com os órgãos da Prefeitura, pois enfrentamos algumas situações, especialmente na área da saúde, que pela via tradicional fica travado de se resolver. Essa aproximação vai facilitar a resolução de demandas tanto para a Prefeitura quanto para a Defensoria”.

Na avaliação do secretário municipal Gustavo Carmo, o início das atividades da Defensoria em Alagoinhas como Regional é um bom momento para que se possa melhorar essa aproximação entre as instituições.

“A iniciativa do defensor público geral nos convidar para discutir a melhoria da relação entre o executivo e a Defensoria vai gerar um melhor serviço para o cidadão. Saímos daqui com esse compromisso mútuo de intensificar o diálogo. Assim, podemos ter menos casos judicializados, sendo resolvidos de forma administrativa”, afirmou Gustavo.

A reunião também contou com a presença do coordenador de Regionais da DPE/BA, o defensor público Walter Fonseca; a coordenadora da 1ª Regional em Feira de Santana, Liliane Amaral; a coordenadora da Especializada da Curadoria Especial da DPE/BA, Mônica Aragão; os defensores Danilo Rodrigues e Juliane Andrade, com atuação em Alagoinhas; além da defensora Jamara Saldanha, que atua em Jacobina.

Ficou acertado que será feita uma nova reunião, desta vez com a presença do prefeito da cidade e de outros secretários do município para que sejam apresentadas quais demandas podem ser facilitadas pelas vias institucionais.