COMUNICAÇÃO

Roda de conversa discute práticas jurídicas que assegurem os direitos de quilombolas

11/11/2019 17:00 | Por Leilane Teixeira - estagiária, sob supervisão de Arthur Franco

Visando discutir os problemas da comunidade quilombola e analisar práticas jurídicas que assegurem os direitos dessa parcela da população, o defensor público Gilmar Silva, por meio do projeto Aquilombe-se, promoveu uma roda de conversa com representantes de grupos quilombolas na última sexta-feira, 08, na Esdep.

De acordo com o defensor, é importante a Defensoria estar envolvida nas demandas para que atue da melhor maneira possível. “Discutimos bastante as questões dos editais, sobretudo nas dificuldades das comunidades terem informações precisas sobre esses eles. Faremos o possível para que essa relação de comunicação seja corrigida”, disse.

Também foi conversado sobre o Decreto 10.088 e suas mudanças; bolsa permanência de estudantes quilombolas em universidades públicas e políticas de terra.

Estiveram presentes a líder do Quilombo Tabuleiro da Vitória (Cachoeira) e vice-presidente do CMDRS de Cachoeira, Maria das Graças Silva de Brito; o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento dos Quilombos do Território do Recôncavo, Nery Viana; a coordenadora Nacional da CONAQ Juliana da Silva Vaz; e Nadia Barreto,
representando a CGAIPP – CAR/SDR.