COMUNICAÇÃO

Segurança pública da comunidade Rio dos Macacos é foco em reunião da DPE/BA com a PM

15/01/2020 18:21 | Por Leilane Teixeira - estagiária, sob supervisão de Arthur Franco

Encontrou visou traçar estratégias para melhoria da segurança na comunidade Rio dos Macacos

Devido as frequentes reivindicações da comunidade do Quilombo Rio dos Macacos, sobretudo na área de segurança pública, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA reuniu-se, na tarde desta terça-feira, 14, com o Comando Geral da Polícia Militar para solicitar apoio da PM no local, já que o quilombo tem registrado casos de insegurança após a morte de Seu Vermelho, líder da comunidade que foi assassinado no final do ano passado.

 O defensor e coordenador da Região Metropolitana de Salvador, Daniel Soeiro, e a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida, reuniram-se com o comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão e o coronel Humberto Sturaro. Em tom de diálogo, pensaram em sugestões de melhoria para construir uma nova realidade para comunidade.

Esse foi o primeiro contato direto da DPE/BA feito com a polícia Militar a respeito da comunidade Rio dos Macacos. Uma das ações iniciais é a implantação de uma polícia comunitária no local, conforme proposta do comandante-geral Anselmo Brandão. Segundo ele, a presença constante de policiais tornará o ambiente mais protegido e acarretará, consequentemente, na diminuição dos problemas de outras áreas.

Na avaliação da coordenadora da especializada de Direitos Humanos Lívia Almeida, o encontro inicial foi muito positivo. “O comandante-geral se mostrou extremamente receptivo a demanda da comunidade. Iremos fazer outra reunião na próxima semana, dessa vez dentro na própria comunidade, para já iniciar a relação de proximidade entre os moradores e a PM”, explicou.

Ações constantes

A Defensoria já vem atuando na promoção de direitos fundamentais para a população do Quilombo Rio dos Macacos. De acordo com o coordenador da Região Metropolitana de Salvador, Daniel Soeiro, reuniões com outros órgãos já foram realizadas. “Já nos reunimos com a prefeitura de Simões Filho e diversas secretarias do município para tratarmos de transporte, saúde e saneamento básico”, expôs.

Ainda em seu depoimento, o defensor informou que também foi realizada reunião com a Coelba para tratar da questão de iluminação. “Gradativamente estamos acionando órgãos competentes para que eles possam trabalhar na efetivação dos direitos básicos dos moradores”, finalizou.