COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2020 – Defensoria apresenta balanço do primeiro dia de folia em reunião de avaliação

21/02/2020 15:41 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Encontro reúne órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública e instituições parceiras, que apresentam as principais ocorrências registradas

O Plantão da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no Carnaval 2020 chega ao seu segundo dia e, na manhã desta sexta-feira, 21, a Instituição participou da “Reunião de Avaliação Diária da Operação Carnaval”, promovida pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia – SSP/BA e que reúne os órgãos de segurança e também instituições parceiras, como a Defensoria.

Durante o encontro, realizado no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro dos Aflitos, policiais militares, civis e técnicos, bombeiros, médicos, defensores públicos e promotores apresentaram as principais ocorrências registradas ontem.

“Um dos destaques do primeiro dia de carnaval foi a nossa atuação nas audiências de custódia: das 18 audiências realizadas ontem, que envolviam as prisões em flagrante de dentro e fora dos circuitos, 12 contaram com a atuação da Defensoria e 6 defesas foram feitas por advogados”, apresentou o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, que participou da reunião com o subdefensor-geral Pedro Bahia.

Campanha como diferencial

Ainda durante a reunião, o defensor-geral contou que o Plantão da Defensoria no Carnaval chega ao seu 13º ano e os atendimentos abrangem as diversas áreas dos direitos que os cidadãos, foliões ou não, possuem.

“Este ano, a atuação da Defensoria tem o diferencial de que, além de realizar os atendimentos, estamos fazendo uma campanha de combate ao racismo e de valorização aos blocos afro e afoxés e à cultura negra em geral: defenda sua cultura, que nós defendemos seus direitos”, anunciou o defensor-geral, que também desejou a todos um carnaval de paz e harmonia.

“Que as nossas Instituições possam continuar dialogando, em espaços como este proporcionado pela SSP, pois, com certeza, quem ganha é a população”, finalizou Rafson Ximenes.