COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2020 – Catadores começam a retirar equipamentos de proteção em Central de Apoio e são acompanhados pela Defensoria

21/02/2020 21:06 | Por Arthur Franco DRT?MS 962

Preocupada com o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos catadores de materiais recicláveis e a utilização de crianças para o trabalho, a Defensoria Pública da Bahia –DPE/BA realizou nesta sexta-feira, 21, visita a Central de Apoio aos Catadores, em Salvador.

No local, as defensoras públicas Walmary Pimentel e Thaissa Poyares conheceram o espaço e puderam ver de perto o trabalho desenvolvido com os catadores. Segundo os coordenadores da Central, além dos kits dos equipamentos de trabalho, como roupas, calçados e luvas, devem ser disponibilizados também aos catadores alimentação, água, banheiros e aqueles que possuem filhos, as crianças devem ser encaminhadas aos centros de convivências da prefeitura durante o período de trabalho dos pais.

Durante a visita, os coordenadores informaram que a Central é responsável por dar apoio a 400 catadores, que são de duas bases da Capital. A Defensoria constatou que até aquele momento apenas 72 kits foram repassados – desses, 50 devem ser entregues aos cooperativados e 22 avulsos. Para receber os equipamentos, todos precisam fazer um cadastro.