COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2020 – Rede de proteção à mulher se reúne na DPE/BA e discute violência de gênero

24/02/2020 18:43 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Encontro serviu para compilar dados sobre a violência doméstica no carnaval e buscar a prevenção em eventos futuros

A rede de proteção à mulher esteve novamente reunida na sede do Plantão do Carnaval da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA nesta segunda-feira, 24, para discutir os números da violência de gênero no Carnaval 2020 e pensar estratégias de enfrentamento. Até essa segunda, nenhum caso de feminicídio foi registrado.

A reunião apurou, ainda, que não houve aumento considerável de casos de violência no período carnavalesco. O encontro contou com a presença de representantes de órgãos de Estado como a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPMJ), a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça (TJBA), a Polícia Militar (PM/BA) e o Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher, do Ministério Público da Bahia (MPBA).

“A violência contra a mulher é uma realidade que deve ser combatida constantemente e esse grupo serve para isso. O olhar de cada instituição se faz importante para o melhor combate. A Defensoria historicamente cede a casa e hoje foi feito um fechamento para melhorar essa temática para o carnaval e para os eventos seguintes”, explicou o defensor público geral em exercício e coordenador do Plantão do Carnaval, Pedro Paulo Casali Bahia.

De acordo com a major Ana Paula Queirós, subcomandante do 14º Batalhão de Polícia da PM/BA, a reunião de rede é importante para avaliar as ocorrências e índices, além da atuação dos órgãos envolvidos. “Observamos os números, fazemos a comparação de ano e período para buscar melhorar a atuação da rede e as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher”, falou a major.

Para a desembargadora e presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA, Nágila Maria Sales Brito, as reuniões na Defensoria “acertaram em cheio”, pelo fato de a Instituição estar localizada próximo aos circuitos. “Podemos resolver situações graves, já que estamos todos aqui, os defensores estão com um trabalho belíssimo. A Defensoria é a casa do povo, então ela abraça sempre essas reuniões”, declarou.

A Defensoria da Bahia está de Plantão na rua Pedro Lessa, nº123, bairro Canela/Salvador das 09 às 21h (até o dia 25/02) e das 9 às 15h na quarta-feira de Cinzas (26/02). Para informações: 3116-0511 e 99913-9108.