COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2020 – Defensoria faz recomendações após inspeção em espaços de apoio a catadores e contêineres para banho

25/02/2020 19:00 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Recomendações serão enviadas à SEMPRE, SEMOP e Limpurb

Ainda hostilizados ou tratados com indiferença por muitos dos foliões que brincam e bebem durante o carnaval de Salvador, os catadores de latinhas e de outros materiais recicláveis puderam contar com Espaços de Apoio mantidos nos bairros da Barroquinha e da Barra.

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA inspecionou os espaços nesta segunda-feira, 24. Sob a responsabilidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador – SEMPRE, os ambientes funcionaram durante o Carnaval oferecendo refeições (café da manhã, almoço e janta), água e lanches para os catadores e catadoras.

Na averiguação do Espaço de Apoio da Barroquinha foram ouvidos diversos relatos destes trabalhadores e foi observado: a ausência de área para banho, falta de local adequado para descanso e queixas quanto à distância do local dos principais circuitos da festa (Campo Grande e Barra/Ondina). Além disso, o número de refeições fornecidas pela empresa patrocinadora do Carnaval esteve abaixo da demanda.

Já com relação ao Espaço de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis da Barra, os catadores e catadoras elogiaram o espaço, o serviço e o atendimento realizado pela equipe da SEMPRE.

“Estamos recomendando à SEMPRE que já a partir do próximo carnaval, em 2021, sejam mantidos os atuais Espaços de Apoio aos Catadores e que sejam instalados mais três espaços. Um no bairro do Dois de Julho (para atender aos Catadores do Campo Grande), do Politeama (para atender os Catadores desta área) e em Ondina. Além disso, estes espaços devem disponibilizar bebedouros, banheiros com chuveiros e locais adequados para repouso” comentou a defensora pública Fabiana Miranda que esteve à frente da diligência, ao lado do analista técnico Diogo Castro.

Banheiros Climatizados

Quanto à questão dos espaços para banho dos catadores, foi observado que eles podiam fazer uso dos vestiários mantidos em quatro pontos do circuito: em frente ao Orixás Center, próximo ao viaduto Menininha do Gantois [no encontro da Av. Vale do Canela com o Campo Grande], na Rua Marques de Leão na Barra e na Av. Adhemar de Barros (na altura da entrada principal da UFBA) em Ondina.

Na manhã desta terça-feira, 25, a DPE/BA realizou também inspeção nestes locais que servem para banho público dos trabalhadores da festa, não apenas de catadores, como ambulantes, cordeiros, entre outros.

Na averiguação se constatou que todos os sanitários climatizados que funcionavam especificamente para banho, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública – SEMOP e da Limpurb, apresentavam problemas de vazão e abastecimento de água. Com 10 ou 12 chuveiros por contêiner, a maior parte deles não conseguia operar com mais de dois ou três chuveiros ao mesmo tempo. Já em outros apenas um único chuveiro funcionava de modo satisfatório, gerando queixas dos que trabalhavam na festa.

“Vamos recomendar à SEMOP e a Limpurb que cada contêiner seja devidamente instalado. Com pressão e vazão suficiente para disponibilizar água em todos os chuveiros dos contêineres já para o carnaval de 2021. É preciso reduzir as filas para banho e as queixas dos trabalhadores”, relatou a coordenadora do Plantão não Penal da DPE/BA, a defensora pública Tatiane Franklin Ferraz.