COMUNICAÇÃO

Defensoria lança relatório que traça perfil de adolescentes que cumprem medida socioeducativa na próxima quarta, dia 4

28/02/2020 10:12 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

A pesquisa está dividida em duas partes – quantitativa e qualitativa – e foi realizada com adolescentes dos sexos masculino e feminino das CASES de Salvador

O que leva os adolescentes a cometerem atos infracionais? Qual o contexto de violência do local em que moravam estes meninos e meninas? Qual a história de vida deles? O que eles esperam para o futuro? Para buscar estas respostas, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA desenvolveu o “Relatório sobre o perfil dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo – CASES – de Salvador”, que será lançado em entrevista coletiva à imprensa na próxima quarta-feira, dia 4, às 10h, na sede administrativa da Instituição, localizada na Avenida Ulisses Guimarães, nº 3386, no bairro de Sussuarana, em Salvador.
Produzido pela Assessoria de Pesquisas Estratégicas da DPE/BA e com mais de 80 páginas, o relatório é dividido em duas partes: na primeira, uma pesquisa quantitativa traz a análise dos processos de execução relativos ao cumprimento da medida socioeducativa de internação de 159 adolescentes da CASE masculina e 28 da CASE feminina; já na segunda parte, qualitativa, a publicação destaca depoimentos de adolescentes sobre a vida familiar, estudos, profissão, motivos que os levaram a cometer atos infracionais e perspectivas para o futuro. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2019.
“O objetivo é traçar um diagnóstico sobre quais são os adolescentes a quem se atribuem autoria de ato infracional e trazer relatos sobre sua história de vida pessoal, que envolve infância, adolescência, relação com a família, com a escola, com o Estado e com a sociedade, além de perspectivas de futuro”, explica o defensor público e assessor do Gabinete, Lucas Resurreição, que desenvolveu o projeto junto com a equipe de Pesquisas Estratégicas da Instituição. O Relatório será lançado em versão digital, disponibilizada no site www.defensoria.ba.def.br, no dia da coletiva.
Serviço
O quê: Lançamento do Relatório sobre o perfil dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas CASES de Salvador
Quando: Quarta-feira, dia 4 de março, às 10h
Onde: Sede da Defensoria Pública da Bahia – Avenida Ulisses Guimarães, nº 3386, 4º andar – Edf MultiCAB – Sussuarana – Salvador/Bahia