COMUNICAÇÃO

Debate permite que candidatos(as) a defensor(a) público(a) geral apontem linhas de atuação para gestão de novo biênio

27/01/2021 12:12 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Nesta quarta-feira, 27, a partir das 14h, é a vez de encontro on-line promovido pela Defensoria para apresentação de propostas dos candidatos e que poderá ser conferido pelas redes sociais da Instituição

Os quatro candidatos(as) que concorrem à composição da lista tríplice de defensor(a) público(a) geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participaram na noite desta terça-feira, 26, de debate antes do processo eleitoral a ser realizado nesta sexta-feira, 29, para decidir a gestão do biênio 2021/2023.

Organizado pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia – Adep, o debate foi realizado virtualmente em razão da pandemia da covid-19 e contou com a presença de defensoras e defensores públicos na sala de reunião digital. O debate foi mediado pela defensora pública Lavine Eloah Cerqueira que abriu o primeiro bloco do encontro para considerações iniciais e apresentação de propostas de cada um dos candidatos(as) por oito minutos.

Primeira a ter a palavra a defensora pública e candidata Laura Fagury relatou sua história de luta pela autonomia da Instituição e destacou algumas de suas propostas. Depois a palavra foi dada ao candidato e defensor público Alessandro Moura que apontou o papel “civilizatório” da Defensoria.

Já o atual defensor público geral Rafson Ximenes, que postula uma recondução, abordou os desafios para a Defensoria no contexto da pandemia e do país. Última a fazer suas considerações e apresentação de propostas, a defensora pública e candidata Teresa Cristina fez um apanhado de sua carreira e de sua participação nas instâncias de deliberação e debates da DPE/BA.

Após esta exposição mais extensa dos candidatos(as), o debate seguiu com um bloco de perguntas elaboradas previamente por defensores(as) e sorteadas para resposta dos candidato(as) que tinham dois minutos para resposta. No bloco seguinte, os(as) candidatas perguntavam entre si com direito a réplica e tréplica.

Neste momento do encontro, temas como orçamento, combate ao racismo institucional, valorização da carreira, atuação integrada e expansão da Defensoria foram destacados. O quarto e último bloco do debate foi para considerações finais dos candidato(as) que tiveram quatro minutos para suas exposições. Durante todo o encontro, os defensores e defensoras que acompanhavam o momento interagiam com mensagens de texto numa espécie de sala de bate-papo do Google Meeting.

Encerrando o evento, o presidente da Adep, Igor Santos assinalou o interesse de defensores e defensoras no evento. “É importante agradecer a todos os colegas associados que colaboraram de forma muito construtiva. Recebemos mais de 50 perguntas, o que demonstra a participação e o interesse da classe com o debate eleitoral. Neste processo, o mais importante é a Instituição Defensoria Pública do Estado da Bahia que está acima de todos nós e que todos nós temos orgulho de integrar”, disse.

A íntegra do debate está disponível no canal do Youtube da Adep e pode ser conferida aqui.

Nesta quarta-feira, 27, a partir das 14h, a Defensoria promove um encontro também online para apresentação de propostas dos candidatos que poderá ser conferido no canal da Defensoria Pública no Youtube.