COMUNICAÇÃO

No Dia da Defensoria, estudantes baianos de Direito dão o primeiro passo para entrada na instituição

19/05/2024 17:00 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

São 41 vagas distribuídas entre as cidades de Salvador, Camacan, Candeias, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Simões Filho e Vitória da Conquista

Era um objetivo de Bárbara Beatriz, 21, estudante do quinto semestre de Direito, estagiar na Defensoria Pública assim que estivesse apta para buscar este objetivo. Coincidentemente, fez a prova no dia em que se comemora a existência da Defensoria. “Eu sonho em ser defensora pública e fiz a prova para testar meus conhecimentos e, quem sabe, passar. A defensoria pra mim é o reconhecimento de direitos de muitas outras pessoas que não têm sequer a possibilidade ou a condição de ingressar na Justiça de outras formas”, conta Bárbara Beatriz.

Como Bárbara, centenas de estudantes baianos de Direito separaram o último domingo (19) para dar o primeiro passo para entrada na instituição. O XV Exame de Seleção Para Estágio em Direito pela Fundação Cefet mobilizou diversas cidades da Bahia. Em Salvador, por exemplo, as provas foram aplicadas no Colégio Central da Bahia.

Além da capital, as vagas imediatas estão distribuídas entre as cidades de Salvador, Camacan, Candeias, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Simões Filho e Vitória da Conquista. Diana Furtado, diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia (Esdep), acompanhou o evento e compartilhou suas expectativas: “Neste dia 19, Dia da Defensoria, estivemos no Colégio Central da Bahia para acompanhar a aplicação das provas, que foi feita pela Fundação Cefet. Desejamos sorte aos candidatos e aguardamos ansiosamente a chegada dos futuros aprovados para compor o nosso time”.

Gabriela Silva, de 20 anos e no quarto semestre de Direito, tinha como foco estagiar em um órgão público e foi no Instagram da Defensoria que achou a oportunidade ideal de unir conhecimento e ideias de mundo. “Acho que é um órgão que tem uma função social muito importante e, quando a gente olha pelo objetivo da existência do Direito, a Defensoria é como se fosse a materialização disso tudo. Então, para além da experiência em órgão público, eu gosto muito da ideia da Defensoria, porque parece que estamos fazendo algo que faz sentido dentro de todas as outras possibilidades.”

Gabriel Tavares, coordenador de Estágio em Ensino Superior e Residentes, destacou a importância do momento:

“Hoje é um momento esperado pelo setor de organização de estágio, principalmente com a chegada desses novos estagiários. Estamos ansiosos para que eles e elas possam fazer parte do time, trazer sua contribuição, seu olhar acadêmico, que é de extrema importância. Estamos já em preparação para a formação desses novos estagiários e estagiárias, apresentando as atuações das Especializadas, demonstrando o momento de prática. Hoje é um momento muito importante, pois é o dia 19, dia da Defensoria Pública. Escolhemos essa data por ser bem simbólica para mostrar que a Defensoria é construída por todos.”