COMUNICAÇÃO

Infância Sem Racismo – Defensoria realiza 2º Ciclo de Formação para discutir educação antirracista com escolas da rede privada de Salvador

04/06/2024 18:00 | Por

O evento é uma atividade de continuação da Ação Cidadã Infância Sem Racismo e discute a aplicação de uma educação antirracista

Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de uma educação antirracista e  proteger crianças e adolescentes, a Defensoria Pública da Bahia(DPE/BA) realiza o 2º Ciclo de Formação das Escolas Particulares de Salvador. O evento, que é uma atividade de continuação da Ação Cidadã Infância Sem Racismo, discute a aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que abordam o ensino das histórias e culturas afro-brasileira e dos povos indígenas. O evento ocorrerá nos dias 5 e 6 de junho, na Esdep, Canela.

Voltado para profissionais da rede privada de ensino e órgãos de proteção à criança e ao adolescente, o ciclo de formação visa auxiliar as instituições na elaboração de um plano pedagógico que contribua para a compreensão e fortalecimento da cultura e preservação das histórias de diferentes povos.

No dia 05 será realizada palestra virtual da ONG Thydêwá, que abordará a História e Cultura Indígena como parte obrigatória dos currículos escolares. Já no dia 06, o evento acontecerá no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (Esdep), em modalidade híbrida. A palestrante Eliane Boa Morte falará sobre a História e Cultura Afro-brasileira.

Defensoria e Unicef vão verificar indicadores de atuação antirracista em escola particular de Salvador

Na primeira Roda de Conversa, que debateu estratégias e reforçou a necessidade de implantação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, foi anunciado que a DPE/BA e a Unicef vão selecionar uma instituição de ensino da rede privada de Salvador para implementar, de forma pioneira, a avaliação de práticas antirracistas.

O mecanismo, que será utilizado para avaliação da escola selecionada, foi desenvolvido pela Unicef e recebe o nome de Indicadores de Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola (Indique). Segundo a Unicef, o Indique permite à comunidade escolar avaliar suas práticas, ao tempo em que descobre novos caminhos para construção de uma educação com a marca da igualdade racial.

SERVIÇO

O QUE: 2º Ciclo de Formação sobre aplicação das leis 10.639/2023 e 11.645/2008

QUANDO: 05 e 06 de junho, das 14h às 16h

ONDE: Zoom e Esdep