COMUNICAÇÃO

Seminário capacita defensores e servidores para o consumo consciente

25/03/2008 15:13 | Por

Um seminário, preparado pela Escola Superior da Defensoria Pública em parceria com o Núcleo de Defesa e Proteção ao Consumidor da Defensoria Pública, vai capacitar defensores e servidores da instituição para o consumo consciente nesta sexta-feira, 28, a partir das 14h30, no auditório do ESDEP - Canela.

Os membros da instituição estão sendo convidados a aprofundar reflexões e conhecimentos sobre temas como "a sociedade de consumo e os impulsos desenfreados", "orçamento familiar", "educação doméstica", "cláusulas abusivas", entre outros. O seminário é o marco do lançamento da Ação Cidadã - Consumidor Consciente, além de ser uma capacitação preparatória para o desenvolvimento da ação junto a comunidades.

Conforme explicou a subcoordenadora da Defensoria Especializada dos Juizados Especiais, Fabiana Almeida Miranda, a participação no evento não é condicionante ao engajamento na Ação Cidadã que será realizada a partir do segundo semestre de 2008. "Vai participar da ação quem tiver interesse. Todo mundo pode participar do seminário e levar o aprendizado para sua vida".

Dividido em duas etapas, o seminário trará palestrantes especialistas no assunto, tais como a doutora em engenharia de produção, Sônia Maria da Silva Gomes, e a professora da UFBA, Elaine Noberto. Uma segunda data ainda está para ser confirmada. "O projeto de resgate da cidadania do consumidor baiano deve começar dentro da própria casa, iniciando esse trabalho de conscientização e educação pelos consumidores-defensores, consumidores-servidores, consumidores-estagiários", disse a defensora Marta de Oliveira Torres, idealizadora do projeto.

O objetivo da Ação Cidadã - Consumidor Consciente, conforme explicou a defensora, é realizar palestras sobre este assunto para líderes de várias comunidades, a fim de que estes se tornem multiplicadores da informação em suas regiões. Ao final do seminário, um contador, oferecido pela Associação dos Defensores Públicos da Bahia, estará conversando individualmente com cada associado, para esclarecimento de dúvidas a respeito de organização de gastos e oferecer orientações particularizadas.

O encerramento da programação coincide com a comemoração dos Aniversariantes do Mês, quando os que fizeram aniversário em março será homenageados pelos colegas.