COMUNICAÇÃO

Defensora apresenta propostas para novo modelo de segurança pública

03/02/2009 16:04 | Por

A defensora pública geral Tereza Cristina Almeida Ferreira apresentará amanhã, quarta, 4, propostas para a construção de um novo modelo de segurança pública durante o lançamento da etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), promovida pelo Governo Federal, através do Ministério da Justiça. O evento acontece no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, localizada na 3ª Avenida n°310, Centro Administrativo da Bahia.

O objetivo da Conseg é, através de conferências estaduais, auxiliar na construção de uma política nacional de segurança pública. O processo resultará na etapa nacional que está marcada para 27 a 31 de agosto, em Brasília, quando mais de dois mil representantes escolhidos nas conferências estaduais e municipais vão analisar as propostas.

Na ocasião, o governador Jaques Wagner vai instalar a Comissão Organizadora Estadual, que congregará 56 entidades da sociedade civil, trabalhadores da segurança e do poder público com o objetivo de buscar o diálogo social e estimular a participação dos diversos segmentos envolvidos com a temática da Conseg. A defensora geral faz parte do grupo gestor deste evento de lançamento, para o qual foram convidados defensores públicos que atuam em todo o Estado.

A conferência na Bahia está agendada para os dias 1º e 31 de julho, com as etapas preparatórias a partir do dia 5 deste mês. A Bahia é o sexto estado a convocar o Conseg, depois de Alagoas, Paraná, Pernambuco, Sergipe e Goiás. De acordo com informações do site do Ministério da Justiça, esta é a primeira vez que a sociedade brasileira participará do processo de discussões de um novo modelo de segurança pública para o país.