COMUNICAÇÃO

Conjunto Penal de Feira de Santana terá sala para Defensoria Pública

11/02/2009 19:34 | Por

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e a Defensoria Pública do Estado da Bahia vão inaugurar na próxima segunda-feira, 16 de fevereiro, a sala da Defensoria no Conjunto Penal de Feira de Santana, a 107 km de Salvador. A solenidade de inauguração acontecerá no próprio local, às 10h, e será presidida pela secretaria da Justiça, Marília Muricy, e pela defensora pública geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira.

Na ocasião, a defensora geral lançará a cartilha "Reconstruído o caminho para a cidadania", que explica aos internos do sistema prisional do Estado os seus direitos e deveres sob a luz da Lei de Execuções Penais. A cartilha foi elaborada pelos defensores públicos Fabíola Margherita Pacheco e Raul Palmeira,, que atuam na Especializada Criminal e Execução Penal. Todos os detentos que a receberão com etiquetas personalizadas, refletindo a proposta de que cada um deles deve ser visto e tratado individualmente como cidadão.

Infraestrutura - A nova sala da Defensoria Pública no presídio, parceria entre as duas instituições, vai garantir melhor condição de trabalho ao defensor público e possibilitar um atendimento mais humanizado aos internos, assegurando a privacidade dos mesmos. A sala da Defensoria no complexo penal foi montada com a ajuda da Secretaria de Justiça, que entrou com o mobiliário, e a Defensoria ,com os equipamentos de informática. A instituição vai utilizar um novo modelo de atendimento, onde um sistema gerenciador - o SIGAD- permitirá que todo trabalho dos defensores seja monitorado.

No interior, as Defensorias Regionais de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus e Senhor do Bonfim contam com defensores que atuam na área Criminal e Execução Penal. Além dos atendimentos nas unidades prisionais, a Defensoria oferece atendimento através da Ceaflan - Central de Atendimentos a Flagrantes, que funciona no Fórum Carlos Souto, e da Capred - Central de Assistência a Presos em Delegacias, instalada na sede da instituição, no Canela.