COMUNICAÇÃO

Atuação da Defensoria consegue 85% de conciliação em Feira de Santana

13/11/2009 17:01 | Por

O trabalho de conciliação tem se mostrado uma importante prioridade da 1ª Regional da Defensoria Pública do Estado, em Feira de Santana. À frente do Núcleo de Conciliação Prévia, a instituição conseguiu, entre agosto de 2008 e setembro de 2009, a conciliação de 360 casos entre os processos analisados, um índice de 85%.

No período, foram 421 audiências conciliatórias, e apenas 61 não resultaram em acordo entre as partes. A atuação da Defensoria é voltada para o diálogo e orientação jurídica, buscando alcançar resultados efetivos para as partes assistidas. Dessa forma, evita-se a abertura de processo judicial, poupando tempo e recursos das partes e do Estado.

Segundo a defensora Alexandra Silva, que coordenou as atividades do Núcleo no período, a mediação é um importante instrumento de atuação da Defensoria "Através da conciliação, pode-se resgatar a crença da população na possibilidade de obtenção de um serviço de qualidade", ressaltou.

Ainda de acordo com a defensora, o número de conciliações poderia ser maior. "Estes dados excluem as audiências em que uma das partes não compareceu. Algumas pessoas resistem à conciliação, pois acreditam que podem se beneficiar da morosidade do processo", avalia. Ao todo, foram 497 audiências em que as partes intimadas não compareceram.