COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública em Camaçari promove mobilização de atendimentos

26/01/2010 20:32 | Por

A promoção do acesso rápido e qualificado à Justiça tem sido o desafio da Defensoria Pública do Estado da Bahia na comarca de Camaçari. O grande volume de ações de natureza diversa foi o mote para a realização da mobilização de atendimentos, no último dia 25 de janeiro, com o propósito de dar celeridade e soluções às demandas dos assistidos. Ao todo foram efetuados 60 atendimentos, a maioria ligados a ações de retificação e abertura de registro durante todo o dia na sede da Defensoria.

Na ocasião, além de defensores públicos participaram das atividades estagiários e servidores do poder judiciário. Tendo em vista a grande demanda apresentada nesta mobilização, uma nova atividade foi marcada para o próximo dia 8 de fevereiro. "Somos apenas duas defensoras que atuam na Comarca e a demanda é muito grande. Como essas ações costumam ser juridicamente mais simples e rápidas de serem solucionadas, aproveitamos essas mobilizações para resolver boa parte dos casos durane um período específico, o que evita maiores concentrações", avalia a defensora pública, Liana Santana de Toledo.

Quando a situação apresentada pelo assistido não é resolvida imediatamente, um agendamento é realizado para dar continuidade ao processo. Nessa segunda mobilização, a proposta é promover o atendimento de ações de alimentos, separação e divórcio. Nestes últimos casos, as defensoras atuarão na base da mediação, evitando a judicialização dos conflitos. A expectativa é de atender cerca de 80 pessoas. O horário será das 8h às 17h30, inicialmente, na própria sede da Defensoria. "Dada a importância, queremos dar continuidade a esse trabalho durante todo o ano. Esperamos, em breve, realizar essas mobilizações em distritos como Arembepe e Jauá, etc", afirma Liana Santana.