COMUNICAÇÃO

Defensora Geral é homenageada pelo GGB

09/09/2010 22:12 | Por

Em destaque pela sua atuação em defesa dos direitos civis, políticos e culturais dos homossexuais na Bahia, a defensora pública geral do Estado da Bahia, Tereza Cristina Ferreira, representada pelo defensor público e subcoordenador da Especializada de Direitos Humanos da Defensoria, Gilmar Bitencourt, recebeu, na noite de ontem (8), o Troféu Grupo Gay da Bahia (GGB), em comemoração pelos 30 anos do grupo. A cerimônia de entrega aconteceu na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e contou com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira e autoridades locais.

Fundado em 1980, o GGB tem duas frentes principais de ativismo: o combate à homofobia e a promoção da saúde sexual, com ações de conscientização e prevenção a AIDS, entre outras doenças sexualmente transmissíveis. Para Gilmar Bitencourt, "o recebimento desse troféu significa a responsabilidade da Defensoria Pública em continuar buscando medidas que garantam os direitos do público LGBT. Procuramos contribuir para desmistificar posturas discriminatórias imposta pela sociedade, além de garantir os direitos e reduzir a desigualdade".

Durante o evento, os participantes puderam assistir a um paniel onde foi feita uma retrospectiva dos 30 anos do grupo, mostrando, inclusive, diversos crimes ocorridos contra homosexuais na Bahia e no Brasil, e as manifestações do grupo no combate a esta prática. Também foram realizadas apresentações do Ballet Rosana Abubakir; da Escola de Dança Caballero de Santiago, entre outras atrações. Além da defensora geral, foram homenageados o Ministro da Cultura, Juca Ferreira; Antonio Imbassay; Aninha Franco; Pedro Chequer; Inês Dourado; Emília Salvador; Lídice da Mata; Moema Gramacho; Sarajane; Vânia Galvão; entre outros. No próximo dia 12, acontece, na Praça do Campo Grande, em Salvador, a 9ª Parada Gay da Bahia, com o tema "Homofobia Fora Daqui".