COMUNICAÇÃO

Esdep promove palestra sobre atendimento humanizado para estagiários da instituição

26/08/2011 21:22 | Por


Os estudantes de nível superior que estagiam na Defensoria Pública puderam conhecer melhor as áreas de atuação da instituição durante toda a tarde desta quinta-feira (24). A Escola Superior da Defensoria Pública - Esdep, realizou na sede administrativa da insituição, na na Pituba, duas palestras com os temas "A importância da Defensoria e seus Núcleos de Atuação", ministrada pela defensora Daniela Azevedo, e o "Atendimento humanizado prestado aos assistidos", explanada pela defensora Donila Fonseca.

Segundo a diretora da Esdep, Sônia Maria Santana, o objetivo do evento foi ampliar o conhecimento dos estagiários sobre a funcionalidade das Especializadas e Núcleos de atuação da instituição e estimular a reflexão sobre as relações estabelecidas no ambiente de estágio, especialmente no atendimento aos assistidos. "Queremos capacitá-los da melhor maneira possível para obter um bom resultado em todas as áreas, através do trabalho integrado que realizamos na instituição", afirma a diretora.

Para a defensora Daniela Azevedo, "Eles precisam ter a consciência do que é a Defensoria, seu papel perante à sociedade, para que possam prestar um atendimento humanizado, pois são peças fundamentais pro trabalho defensorial", declara.

Os estagiários puderam interagir com as palestrantes em diálogos que explicavam a função de cada um deles nos núcleos da Defensoria, o que, segundo Mônica Araújo, estagiária da Casa de Acesso à Justiça II, tornou o evento mais dinâmico. "O evento foi ótimo, as palestras abertas, foi bastante proveitoso. Foi importante conhecer todos os núcleos para que possamos passar as informações corretas aos assistidos", explica Mônica. Já para a estagiária da Ouvidoria, Sâmia Jamile, além de conhecer a realidade dos outros estagiários, cada um pode alinhar os trabalhos, conhecendo as particularidades e peculiaridades de cada núcleo.



"O curso é inevitável para que eles se sintam mais seguros para assumir, para prestar um serviço qualificado. Para a instituição é muito importante também, já que o estagiário vai exercer sua função com mais eficiência, o atendimento ao assistido vai ser bem conduzido", declara a defensora Donila Fonseca. "Para realizar um atendimento humanizado é preciso ter paciência, o poder da escuta e sempre conduzir o atendimento de forma a solucionar o problema da melhor forma", pontua a defensora.