COMUNICAÇÃO

x Congresso – Defensora da Bahia é indicada para coordenar Comissão da Criança e do Adolescente

18/11/2011 21:22 | Por

"A criança é prioridade", setencia Hélia Barbosa, subcoordenadora do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolecente da Defensoria Pública da Bahia. A defensora pública, que acumula mais de 20 anos de experiência na área, foi indicada pelos representantes da Comissão da Infância de cada estado para assumir o cargo de coordenadora da Comissão Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Conselho Nacionald de Defensores Públicos Gerais - Condege, durante o X Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que acontece em Natal, entre os dias 15 até hoje (18).



O objetivo do grupo é orientar, assessorar e oferecer suporte técnico e jurídico na área da Criança e do Adolescente aos membros do Condege. De acordo com Hélia, o grupo, que existe desde 2008, traz uma atuação efetiva em apoio ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "A comissão representa uma interligação muito forte entre os Núcleo estaduais e o Condege", afirma a subcoordenadora ao salientar também a articulação com outros órgãos relacionados aos direitos da Criança e Adolescente como a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude (ABMP) e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).


O último encontro dos coordenadores da Infância de todo o Brasil acontecerá nos próximos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília. A intenção é definir a pauta de discussões para o ano de 2012. Segundo Hélia, duas propostas dela já foram acatadas para entrar no plano de ações da Comissão. São elas a discussão do fortalecimento das Defensorias especializadas no âmbito nacional e a adesão das coordenações ao projeto de Copa 2014, que traça um esboço de políticas estaduais para o fomento ao Esporte voltado para a Criança e o Adolescente. "É um projeto ousado, e nós vamos conseguir realizá-lo", declara Hélia que, em breve, assumirá oficialmente cargo de coordenadora da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente.