COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de ciclos de palestras e oficinas na Escola Municipal de Pernambués

25/11/2011 21:27 | Por
Com o intuito de dar andamento as ações desenvolvidas no bairro de Pernambués, na relação família escola, a Defensoria Pública do Estado da Bahia esteve na manhã desta sexta feira (25) mais uma vez a Escola Municipal de Pernambués, onde realizou palestras e exibição de vídeos para os pais, acerca da educação para direitos e situações de violência doméstica e familiar. Participaram do encontro, as Defensoras Mariana Salgado, atuante na Especializada de Direitos da Criança e do Adolescente, e Firmiane Venâncio do Núcleo de Defesa da Mulher.

A comunidade participou ativamente das palestras e assistiu a filmes educativos, questionando e respondendo positivamente as explicações e esclarecimentos das defensoras. Segundo a defensora Firmiane Venâncio, a violência doméstica é um assunto muito delicado e é preciso fazer com que as pessoas fiquem por dentro do assunto. "Os filmes conseguem ilustrar através da arte, de forma mais simplificada, todos esses conteúdos e conceitos que trabalhamos quando se trata de violência doméstica, ao exemplo de violência de gênero", explica.

"As ações da Defensoria são bem vindas na escola, este é um momento de mobilização", declara Doracil Oliveira, diretora da escola. Segundo ela, a proposta para 2012 é concretizar o projeto e marcar ações e atendimentos. Para Margarida Cerqueira, mãe de alunos da escola, a presença da Defensoria está sendo proveitosa, pois a mesma tem esclarecido as suas dúvidas, "as mulheres da comunidade começaram a agir e ter coragem de denunciar", ressalta.

"A Defensoria desenvolveu um formato que pode ser replicado em outras escolas", é o que afirma Firmiane ao comentar sobre as atividades desenvolvidas na escola. Para Mariana Salgado, as ações são de grande importância, pois a Defensoria fica mais próxima da comunidade, "com a presença do defensor, eles se sete mais privilegiados", comenta a defensora. Ainda segundo ela, as ações são desenvolvidas para esclarecer os direitos dos cidadãos na comunidade, e as questões que envolvem os direitos da criança e do adolescente, além do fortalecimento da família.