COMUNICAÇÃO

MÊS DA MULHER: Atendimento em Fazenda Coutos marca início das atividades em prol da Mulher

08/03/2012 22:30 | Por

A Defensoria Pública participou na manhã desta quinta-feira (08), na Base Comunitária de Fazenda Coutos, da Ação social promovida pela Secretaria Estadual de Políticas para Mulher (SPM), em homenagem ao Dia da Mulher. Na ocasião, defensores públicos que atuam no Núcleo da Mulher da Defensoria - Nudem, orientaram a população sobre a atuação do Núcleo, das medidas protetivas às mulheres vítimas de violência e da necessidade do cumprimento da Lei de proteção as pessoas do sexo feminino. O evento, intitulado Março Mulher, celebrou as conquistas alcançadas a partir da busca pela igualdade de gênero, além de promover debates e reflexões sobre problemas enfrentados pelo público feminino.

O Núcleo realiza atendimento integral às vítimas de violência, dando efetividade ao que diz a Lei 11.340/2006, orientando juridicamente as mulheres, solicitando medidas protetivas, além de entrar com ações na área de família, acompanhar processos da vara de violência e conscientizar a população. Outro fator importante, segundo Cristina Ulm, defensora que atua no Nudem, é o encaminhamento ao Centro Loreta Valadares das mulheres que necessitam de apoio psicológico e também da parceria junto ao SineBahia para cursos profissionalizantes, possibilitando o acesso ao mercado de trabalho.

A diarista Alexandra Brito, 31 anos, solicitou, pela segunda vez, a assistência da Defensoria Pública. Anteriormente, ela já havia acionado o órgão para realização de exame de DNA para confirmação de sua paternidade. Agora, a diarista solicitou junto à Defensoria um exame de DNA para colocar o nome do genitor da filha na certidão, já que ele faleceu antes do nascimento da criança. "A família do pai de minha filha disse que vai ajudar, mas tem que entrar na justiça e pedir. Se não houvesse a Defensoria, não tenho como pagar advogado, por isso acho que não ia conseguir resolver nada. Essa atuação é importante demais para a população", afirmou.

Na opinião de Célia Padilha, defensora geral, a mulher tem avançado muito e ocupado espaços importantes na sociedade. "A humanidade e sensibilidade da mulher são o diferencial nas decisões referentes às questões sociais e às questões ligadas à mulher. Apesar de todos os avanços, observamos que ainda há muito o que se conquistar para que as mulheres sejam, efetivamente, respeitadas, mostrando à sociedade a sua importância". Acompanhada do governador Jacques Wagner; da primeira-dama Fátima Mendonça, do secretario de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, e demais representantes do governo, a defensora geral visitou os espaços destinados à Defensoria Pública; da Delegacia de Atendimento à Mulher; Secretaria de Saúde (Sesab), Ministério Público.

Participaram da programação em homenagem ao Dia da Mulher os defensores Cristina Ulm, Daniela Azevedo, Homero Carneiro, Rita Orge, Ricardo Carillo Sá, Camila Canário, Laise Leite e Bethânia Ferreira.