COMUNICAÇÃO

Instalação de Universidade das Nações Unidas é defendida na "Declaração de Salvador"

04/06/2012 14:33 | Por

A implantação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, com sede na Bahia, foi defendida em dois documentos conclusivos do "Fórum de Salvador", encontro que reuniu nos últimos três meses, na sede do Ministério Público do Estado da Bahia, especialistas de 19 países membros das Nações Unidas. Os dois documentos foram entregues, ao final dos trabalhos, ao governador Jaques Wagner, que se encarregará de encaminhá-los para a presidente da República, Dilma Russeff, e ao secretário da ONU.

Estiveram presentes no encontro, além do governador Jaques Wagner, a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, a defensora geral do Estado, Célia Padilha, o secretário de relações internacionais do Governo, Fernando Shmidt (presidente do Fórum), promotor Geder Gomes, entre outras autoridades.

A Universidade será um Fórum da comunidade Internacional para disseminar conhecimentos, com base na ciência e na inovação tecnológica, sobre temas e questões relacionadas à segurança humana e ao desenvolvimento sustentável dos povos, em busca de um futuro cada vez mais digno para o destino da humanidade.

O supervisor internacional do Fórum e professor da Universidade Americana de Washington, Emílio Viano, agradeceu em nome dos participantes o apoio do Governo da Bahia e afirmou que apoiará a candidatura do Estado para sediá-la. A ministra Eliana Calmon ressaltou a importância da Universidade Mundial: "Todo longo percurso começa com o primeiro passo, e saímos daqui com a certeza de que demos esse primeiro e tão significativo passo no caminho que leva ao nosso objetivo", falou a ministra.