COMUNICAÇÃO

Diretor da Escola Superior da Defensoria no Maranhão visita sede da Esdep

06/09/2012 17:14 | Por

Na última terça-feira (4), a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública - Esdep, Sônia Santana, recebeu a visita do defensor público do Maranhão, Cristiano Matos, na sede da instituição, na Pituba, em Salvador. O defensor, que também é diretor da Escola Superior da Defensoria Pública no Maranhão, veio à Salvador com o objetivo de conhecer o trabalho desempenhado pela Esdep na Bahia e, assim, trocar experiências para uma melhor atuação no Estado maranhense.

Assuntos como estrutura física da Escola Superior, cursos de aperfeiçoamento e palestras que vêm sendo desenvolvidas, além do interesse dos servidores e defensores públicos na participação destes eventos foram debatidos durante o encontro. Desde que foi inaugurada em 2007, a Esdep trabalha a favor do aperfeiçoamento profissional de seus servidores e defensores públicos.

"Somos 110 defensores públicos atuando no Estado e gostaríamos de conhecer a funcionalidade da Escola na Bahia, para que possamos nos aperfeiçoar da melhor maneira possível. A Escola Superior da Defensoria Pública existe há quase um ano no Maranhão, logo, sou o primeiro diretor, e temos uma perspectiva de crescimento para os próximos dois anos", reforça o diretor da Esdep maranhense, Cristiano Matos.

Outro motivo que trouxe Cristiano Matos a Salvador foi para conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Especializada de Direitos Humanos e Cidadania, a qual funciona na Defensoria Pública situada no bairro do Canela. O trabalho e a preocupação com a população de rua chamou sua atenção para a necessidade de expandir essa prática para Maranhão. Além disso, ele reforçou a necessidade de pôr em prática a proposta de criar uma rede entre as Escolas Superiores, para que a comunicação entre os diretores se torne fácil e rápida, auxiliando assim no fortalecimento do trabalho destes espaços da Defensoria Pública.

"Essa conversa é necessária para que possamos identificar as reais necessidades da Escola Superior da Defensoria Pública do Maranhão. É importante ter esse reconhecimento para que essas ideias sejam colocadas em prática também em outros lugares, pois já temos muitos anos de prática. Estamos sempre preocupados com a formação dos nossos servidores, estagiários e defensores públicos", declarou Sônia Santana.