COMUNICAÇÃO

Resultados de DNA da Ação Cidadã Sou Pai Responsável são entregues em Itabuna

05/12/2012 15:46 | Por

Morador de Ibicaraí, localizada a cerca de 50 km de Itabuna, no sul do estado, a história de Ermelindo Nicomedes de Jesus, de 80 anos, ganhou mais um capítulo na última semana. Pai de dez filhos, o aposentado acaba de reconhecer a 11ª filha. Ermelindo foi um dos assistidos a receber o resultado do exame de DNA realizado durante a Ação Cidadã Sou Pai Responsável na 4ª Regional.

A abertura dos exames foi feita durante dois dias 27 e 28/11, com a presença do subcoordenador da Regional de Itabuna, Walter Nunes Fonseca. Durante aproximadamente dois meses, a unidade da Defensoria colheu o material para confirmação da paternidade de 158 pessoas e realizou 42 exames de DNA. “Ao longo dos anos, a resposta da comunidade vem sendo extremamente positiva à Ação Cidadã Sou Pai Responsável. Verificamos não se tratar apenas da inclusão do nome do pai no registro de nascimento, ou do pedido de uma pensão. Trata-se de estreitar ou iniciar laços afetivos com seus respectivos pais e de uma nova figura familiar”, destacou o subcoordenador da Regional.

A história de Ermelindo, que saiu da cidade de Ibicaraí para trabalhar em São Paulo na década de 60, sem saber que deixava na Bahia uma filha, comoveu a equipe. “A chegada de uma nova filha é uma benção de Deus. Vou aproveitar cada minuto de minha vida para estreitar os laços com ela. Muito obrigado a todos vocês por esse momento de muita felicidade”, agradeceu o assistido. Com a intervenção da Defensoria – que já enviou ao cartório da cidade uma ação de averbação, Maria do Carmo, filha do aposentado, passará a contar oficialmente com o nome do pai em sua certidão de nascimento: “Depois de 50 anos minha família se amplia e posso finalmente apresentar meu pai aos meus filhos e netos”, declarou.

Sou Pai Responsável

Há quatro anos, a ação promovida pela Defensoria tem assegurado a crianças, jovens e adultos a efetivação do direito de saber sua identidade genética, facilitando o reconhecimento da paternidade ou maternidade e a inclusão dos respectivos nomes no registro de nascimento.

Atualmente, a Ação Cidadã atende Salvador e o interior do Estado com atividades regulares nas cidades em que a Instituição possui sede regional: Itabuna, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim. A Ação já beneficiou em toda a Bahia mais de seis mil famílias com exames de DNA gratuito.